SC inova com tecnologia avançada em radioterapia, acelerando tratamentos oncológicos
-
A nova tecnologia alia precisão robótica e capacidades avançadas de imagem e com menos efeitos colaterais. (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Plataformas TrueBeam e ExacTrac Dynamic oferecem maior precisão e reduzem efeitos colaterais
A radioterapia, fundamental no tratamento de mais de 70% dos pacientes oncológicos, acaba de ganhar um grande reforço tecnológico no Brasil. Pela primeira vez, uma combinação avançada de plataformas, TrueBeam e ExacTrac Dynamic, está disponível exclusivamente em Santa Catarina. Essa inovação permite acelerar o tratamento radioterápico em até quatro vezes, garantindo maior precisão e reduzindo o número de sessões, além de minimizar os efeitos colaterais.
Segundo o radio-oncologista Arno Lotar Cordova Junior, da São Sebastião Radioterapia, em Florianópolis, essa tecnologia oferece uma precisão submilimétrica no tratamento dos tumores, corrigindo automaticamente o posicionamento em tempo real. "Esse nível de precisão nos permite finalizar os tratamentos em poucos dias, o que reduz significativamente os efeitos colaterais, proporcionando uma experiência mais confortável ao paciente", destaca o especialista.
A inovação une a radioterapia de alta velocidade do TrueBeam com o monitoramento preciso do ExacTrac Dynamic, que utiliza uma câmera térmica 4D e raios X em tempo real. Esse avanço representa um marco no tratamento oncológico do país, trazendo uma nova perspectiva para pacientes como Olavo Rigon, de 64 anos, e Maristela Kuhn, de 62 anos. Ambos tiveram experiências positivas, com rápida recuperação e mínimos efeitos adversos.
Deixe seu comentário