Pequenos negócios de SC ganham novo suporte para atuação no comércio exterior
-
Ana Paula Repezza, Jorge Viana, Fábio Búrigo Zanuzzi, Décio Lima, Márcia Sardá Espindola e Christiane Buerger no momento da assinatura da parceria entre Sebrae e ApexBrasil (Fotos: Divulgação Sebrae)
Sebrae e ApexBrasil firmam parceria para fomentar exportações entre micro e pequenas empresas catarinenses por meio do PEIEX. Acordo foi assinado durante evento em Blumenau
Como encontrar soluções inovadoras para alavancar o comércio exterior foi o tema do Seminário de Cultura Exportadora, que ocorreu no Centro Empresarial de Blumenau, nesta segunda-feira (16). A iniciativa foi do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Na abertura do evento, a presença do presidente do Sebrae, o catarinense Décio Lima, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da reitora da FURB, Márcia Sardá Espindola, e da presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Christiane Buerger.
O evento também marcou um avanço importante para a economia catarinense. Micro e pequenas empresas de Santa Catarina receberam um novo incentivo para expandir seus horizontes no comércio exterior. Uma parceria firmada entre o Sebrae Nacional, Sebrae Santa Catarina e a ApexBrasil dará suporte aos empreendedores por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O acordo foi oficializado durante o seminário. Com um investimento conjunto, o programa permitirá que 950 empresas ingressem no PEIEX nos próximos dois anos, sendo 150 delas de Blumenau.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, atualmente no Brasil, 95% das empresas são micro ou MEI. Por isso, na visão dele, o PEIEX é importante para fortalecer a economia catarinense. “Sabemos que a globalização é um movimento contínuo e isso reflete nos negócios. Santa Catarina tem um forte espírito empreendedor, e o Sebrae, junto à Apex, quer integrar esses pequenos negócios ao cenário global. Queremos que as micro e pequenas empresas também tenham a oportunidade de exportar e de se inserirem na economia internacional”, ressaltou.
A parceria entre as instituições pretende desfazer a ideia de que a exportação é algo restrito às grandes corporações. De acordo com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o objetivo é facilitar o processo de internacionalização para empresas catarinenses, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimento para atuar no comércio exterior. "Santa Catarina já é uma referência em negociações internas e, agora, queremos que essa atuação se expanda para fora do país. Nossa intenção é fazer com que as empresas que entrarem no programa recebam o preparo e o treinamento adequado para exportar o seu produto e também apoiar essas empresas, fazendo com que elas integrem nosso sistema de feiras internacionais, por exemplo", explica Viana.
Segundo dados do Sebrae, em 2023, as micro e pequenas empresas brasileiras movimentaram cerca de R$ 3 bilhões em exportações, com 60% dessas transações sendo destinadas às Américas. Santa Catarina ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de estados com maior número de pequenas empresas exportadoras. A expectativa para 2024 é de que mais da metade dos atendimentos da ApexBrasil seja direcionada a esses negócios.
Além da assinatura da parceria, o seminário discutiu as oportunidades e desafios do comércio exterior. Além disso, casos de sucesso de micro e pequenas empresas catarinenses que já exportam foram apresentados ao público presente.
Tags
- Acib
- Acordo
- ApexBrasil
- blumenau
- economia
- Furb
- MEI
- Micro Empresa
- Santa Catarina
- Sebrae
- Seminário
Deixe seu comentário