logo RCN

Ultimas :

13/09/2024 11:44
superstição

Sexta-feira 13 deixa supersticiosos apreensivos

Por Alexandre Melo

 Publicado 13/09/2024 11:24  – Atualizado 13/09/2024 11:44

  • Para muitos, a sexta-feira 13 é dia de azar (Fotos: ARTE INTERNET)

Afinal, qual a origem desta "data de azar"?

Hoje é sexta-feira 13. E, para muitos supersticiosos, um dia associado ao azar. Essa é uma superstição apenas do mundo ocidental e a origem é desconhecida. Porém, existem algumas versões que justificam a má fama da Sexta-Feira 13. Uma delas está ligada ao cristianismo. Em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor. Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira.
A tradição cristã ainda une o fato de seu líder ter morrido em uma sexta-feira ao fato de o livro do Apocalipse apontar o número 13 como a marca da besta, do anticristo. A imperfeição do número 13 também está ligada às inúmeras referências ao número 12 na Bíblia (12 tribos de Israel e 12 discípulos), sendo assim, o número 13 destoaria do projeto de Deus.
Ainda dentro do pensamento Cristão e usando como referência a Bíblia Sagrada, uma teoria afirma Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira e que Caim teria matado Abel também no sexto dia da semana.
Mitologia
Outra versão para o medo que envolve a sexta-feira 13 está relacionada com a mitologia. Segundo uma história de origem nórdica, o deus Odin teria realizado um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, deus da discórdia e do fogo, que não teria sido convidado para reunião, ao ficar sabendo do banquete, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Diz a superstição que um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.
A deusa da fertilidade Frigga, esposa de Odin, também teria relação com a sexta-feira 13, segundo outra hipótese. Para forçar a conversão dos bárbaros, a Igreja Católica teria “demonizado” Frigga. Segundo a lenda, ela, o demônio e outras onze bruxas saíam toda sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.
História
A origem da sexta-feira 13 também tem explicações na História, mais especificamente na monarquia francesa. De acordo com a História, o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja dentro de seu país. Na tentativa de contornar a situação, ele tentou filiar-se à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Com raiva, o rei teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Diante dessas lendas e teorias, quando o dia 13 do mês cai numa sexta-feira, o melhor para os supersticiosos é mesmo ficar em casa. Ou será que não?

Animais

Neste dia é também comum o preconceito contra gatos pretos, que acabam sendo vítimas da crueldade. Já houve casos até de sacrífico de gatos pretos em rituais em dias como esses. A Associação Gasparense de Proteção e Defesa dos Animais (AGAPA) lançou um alerta nas suas redes sociais. 

 

Entidade gasparense está alertando para maus tratos contra animais
  • Entidade gasparense está alertando para maus tratos contra animais (Fotos: DIVULGAÇÃO)

 

  • Entidade gasparense está alertando para maus tratos contra animais (DIVULGAÇÃO)

Deixe seu comentário

Mais lidas