Onda de calor severa atinge SC: termômetros podem chegar a 40°C
-
Cenário de verão em pleno inverno em SC (Fotos: Divulgação )
Defesa Civil emite alerta para calor extremo e baixa umidade do ar em várias regiões do estado
Nesta semana, Santa Catarina deve enfrentar uma onda de calor intensa, com temperaturas máximas que podem ultrapassar os 30°C e chegar perto dos 40°C em algumas regiões. Segundo a Epagri/Ciram, a segunda-feira (9) começa com sol em boa parte do estado, e aumento de nuvens, especialmente no litoral. No Sul, há previsão de chuva no final do dia, causada por uma frente fria que se desloca pelo mar.
As temperaturas estarão elevadas, com máximas acima de 30°C, e o vento, vindo de Nordeste a Norte, será fraco a moderado, com rajadas intensas de até 60 km/h no litoral. Entre terça-feira (10) e quarta-feira (11), o sol predominará, trazendo ainda mais calor, com máximas que podem variar entre 34°C e 37°C. O vento continua no mesmo padrão, aumentando a sensação térmica.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta válido de segunda-feira até quinta-feira (12), avisando sobre a onda de calor e a baixa umidade relativa do ar. Este calor excessivo, combinado com a baixa umidade, aumenta o risco de desidratação, insolação, e problemas respiratórios, principalmente no Oeste, onde a umidade pode cair abaixo de 20%. Em outras áreas do estado, como o Meio-Oeste, Planalto Norte, e Alto Vale do Itajaí, o risco é moderado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de perigo potencial para a onda de calor, válido até terça-feira (10). A recomendação para os catarinenses é evitar atividades físicas, ingerir bastante água, umedecer o ambiente, e tomar cuidados extras para evitar problemas de saúde durante este período de calor intenso.
Tags
- Calor
- Geral
- Inmet
- meteorologia
- Temperatura
Deixe seu comentário