Nova tecnologia promete mais segurança e tranquilidade para os moradores em períodos de chuvas intensas

O SAMAE de Gaspar está finalizando um importante projeto que promete trazer alívio e segurança para os moradores do bairro Bela Vista. A instalação de duas motobombas de alta capacidade, com vazão de até 1 milhão e 400 mil litros de água por hora em caso de enchente. A obra está na fase final, com a construção da casa de bombas.

O sistema é simples e eficiente: quando o nível do rio sai da sua calha e começa a inundar as ruas do bairro, uma comporta é fechada, para impedir que a água continue a sair da tubulação. Ao mesmo tempo, as motobombas são acionadas automaticamente, para a retirada da água que já ocupa as áreas inundadas e devolvendo-a ao rio. A tecnologia de escorva automática a vácuo permite que as bombas também iniciem o trabalho mesmo com a tubulação seca, garantindo maior eficiência e rapidez na operação.

O projeto teve investimento de R$ 105.900,00 e inclui, além das duas bombas, inversores, um painel de controle CLP, poste de medição de energia, um gerador e a construção de alvenaria para proteção ddo sistema.

Até 2015, o Bela Vista era um dos bairros mais castigados pelas enchentes. Foi aí que o morador Adelino trouxe a ideia de instalar uma bomba para retirar a água das ruas do bairro. O equipamento foi instalado próximo à margem do rio Itajaí-Açu. Na última enchente, os moradores ainda utilizaram o equipamento antigo, mas depois veio a promessa do prefeito Kleber Wan-Dall de instalar uma motobomba mais moderna. “Os moradores do Bela Vista poderão ter mais tranquilidade em épocas de chuvas intensas, sabendo que há um sistema robusto e eficiente em operação para proteger suas casas e vidas”, afirmou o prefeito.

Tags

  • bela vista
  • Enchente
  • Gaspar
  • motobomba
  • Prevenção
  • samae
  • segurança