logo RCN

Ultimas :

28/09/2024 01:31
INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil investiga superfaturamento em prestação de serviço na Prefeitura de Gaspar

Por Alexandre Melo

 Publicado 04/09/2024 09:31  – Atualizado 05/09/2024 09:42

  • Policiais atuaram em vários locais da cidade de Gaspar (Fotos: POLÍCIA CIVIL)

Agentes da 4ª DECOR estiveram na manhã desta quarta-feira (4) recolhendo documentos na casa de ex-secretários de Obras do município

Matéria atualizada às 16h30min

A Polícia Civil, por meio da 4ª DECOR - 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção - deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 4, a Operação Limpeza Urbana. O objetivo é investigar esquema de superfaturamento no serviço de limpeza urbana, anteriormente subordinado à Secretaria de Obras de Gaspar. Os contratos teriam sido firmados entre 2017 e 2023.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas de fiscais dos contratos e também nas residências de dois ex-secretários de Obras que fizeram a gestão dos serviços em que foram identificados pagamentos superfaturados. A polícia apreendeu documentos, celulares e uma certa quantia em dinheiro na casa de um dos ex-secretários. Os policiais também estiveram no escritório de representação de uma das empresas prestadoras de serviço que, segundo a reportagem apurou, tem sede em Curitiba-PR

Durante as investigações, a Polícia Civil teve acesso a documentos e informações dos serviços relacionados à limpeza urbana, tais como varrição (manual e mecanizada), carpina, roçada, entre outros, todos realizados nas vias públicas de Gaspar.

Os policiais identificaram diversas situações de medições superfaturadas dos serviços prestados pela empresa contratada, especialmente nas áreas verdes do município, que superavam até mesmo a extensão do terreno. As medições, de acordo com a investigação, recebiam o aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização do contrato.

Outra coincidência que chamou atenção do DECOR é que o serviço foi transferido da Secretaria de Obras para o SAMAE de Gaspar, porém, a pessoa que ocupava o cargo de Secretário de Obras à época é a mesma que hoje está à frente do SAMAE.

A investigação teve a participação da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção - CECOR, bem com a 1ª, 2ª e 3ª DECOR, a DECOR/DEIC, bem como policiais da, 1ª DP de Blumenau, DIC Blumenau, além da Delegacia de Timbó, todas coordenadas pela 4ª DECOR. A polícia ainda não tem a estimativa do tamanho do prejuízo aos cofres públicos de Gaspar. Nesta primeira etapa da Operação Limpeza Urbana, nenhuma pessoa foi presa.

O que diz a Prefeitura
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Gaspar, por meio da assessoria de imprensa, disse que está contribuindo com as investigações e aguarda mais informações das autoridades. "A administração também determinou a instauração de auditoria administrativa interna para apuração dos fatos", afirma a nota.

  • Policiais da DECOR recolheram documentos (DIVULGAÇÃO POLÍCIA CIVIL)

  • Suspeita é de superfaturamento em serviços urbanos (DIVULGAÇÃO POLÍCIA CIVIL)

  • Policiais Civis estiveram em Gaspar na manhã desta quarta-feira (4) (DIVULGAÇÃO POLÍCIA CIVIL)

  • Dinheiro e documentos foram recolhidos (POLÍCIA CIVIL)

Tags

  • blumenau
  • combate
  • investigação
  • polícia civil

Deixe seu comentário

Mais lidas