Ainda não é hora de guardar o casaco: nova frente fria deve atingir o sul do Brasil
-
Depois de dias de calor, o frio ainda vai marcar presença no sul da Brasil neste ano de 2024 (Fotos: MetSul)
Nova frente fria, vinda da Argentina e Uruguai, deve atingir os estados do sul do Brasil no dia 23 de agosto
A previsão do tempo indica que o frio ainda não se despediu. De acordo com a MetSul, uma nova massa de ar polar está prestes a atingir o Brasil, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas em várias regiões do país. Esse frio começará a se manifestar entre os dias 23 e 24 de agosto, quando o ar polar avançará da Argentina e do Uruguai em direção aos estados do Sul do Brasil.
Antes da chegada do frio, a semana será marcada por calor extremo, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas que podem atingir de 40ºC a 43ºC em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse calor também se estenderá ao Sul, com dias quentes previstos para a Metade Norte do Rio Grande do Sul até o Paraná.
Entretanto, o cenário muda drasticamente com a chegada do ar frio, que começará a afetar o Rio Grande do Sul na quinta-feira, dia 23, e se intensificará na sexta. Durante o final de semana, as temperaturas mínimas deverão cair para perto ou abaixo de 0ºC em diversas cidades do Sul do Brasil. Nas regiões de maior altitude, como o Planalto Sul Catarinense e Aparados da Serra, são esperadas mínimas entre -3ºC e -5ºC.
Esse novo episódio de frio será causado por um centro de alta pressão que os modelos meteorológicos indicam como possivelmente ultrapassando os 1045 hPa ao se deslocar para o Atlântico Sul, o que indica uma massa de ar frio de grande intensidade.
Tags
- frio
- meteorologia
- Onda de Frio
- Previsão do Tempo
Deixe seu comentário