Projeto "Ver para Aprender" realizou mais de 600 exames

Uma iniciativa do Lions Clube de Gaspar vem transformado a vida de centenas de crianças em Gaspar. O projeto “Ver para Aprender” já beneficiou mais de 600 alunos do ensino fundamental da rede municipal.
A ação, que tem apoio das Secretarias de Saúde e Educação, e a Óptica Maxx, tem como objetivo realizar um diagnóstico preciso da saúde ocular das crianças, identificando possíveis dificuldades visuais que podem comprometer o desempenho escolar e social. A primeira etapa do projeto envolveu a realização de testes de acuidade visual em 602 alunos do terceiro ano da rede municipal, conduzidos pela óptica parceira, que forneceu o trabalho técnico de optometria.

Dentre os alunos avaliados, 112 apresentaram alguma alteração na visão. Numa segunda etapa do projeto, esses alunos foram encaminhados para atendimento e consulta oftalmológica na Policlínica Municipal, com o objetivo de obter um diagnóstico mais preciso e a prescrição de tratamentos adequados, caso necessário.
“A saúde visual é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Com este projeto, estamos proporcionando a elas a oportunidade de ter uma vida escolar mais produtiva e uma qualidade de vida melhor”, afirma Marise Teresinha Heinig, presidente do Lions.

Ela explica que a terceira e última etapa do projeto é colocar óculos no rosto dos alunos cujo exame revelou essa necessidade.
As crianças que precisarem de óculos e não tiverem condições financeiras para comprá-los receberão gratuitamente do Lions Clube, garantindo que todas tenham as ferramentas necessárias para um desempenho escolar eficiente. Porém, a lista, revela Marise, é maior que os recursos disponíveis, por isso, o Lions está aceitando doações e parcerias da comunidade para que todas as crianças possam ser atendidas.
“O projeto “Ver para Aprender” não só melhora a saúde ocular, mas também reforça a importância do cuidado integral com os alunos, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo”, acrescenta a presidente.

O prefeito Kleber Wan-Dall diz que a parceria entre Prefeitura e Lions demonstra o compromisso de ambas as instituições com o bem-estar da população. “Investir na saúde ocular das crianças é investir no futuro do nosso município. Esse projeto é um exemplo de como a união de esforços pode gerar resultados significativos e duradouros”, conclui Wan-Dall.