Pode nevar nas próximas horas em SC
-
Neve pode dar o ar da graça na região serrana catarinense (Fotos: site São Joaquim online Agência de Notícias)
Meteorologia diz que estão se formando as condições favoráveis para o fenômeno climático
A combinação de uma intensa massa de ar frio e a disponibilidade de umidade, aliada a chuva fraca, está criando condições favoráveis para a ocorrência de neve e chuva congelante nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira, 9, e a madrugada da quarta-feira,10. As temperaturas seguem baixas em todo o estado.
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, nas próximas horas os termômetros devem marcar temperaturas próximas ou inferiores a 0°C, favorecendo a ocorrência de chuva congelada, com uma pequena chance de neve. A quantidade vai depender do índice de umidade na atmosfera.
“Para a precipitação de neve ocorrer, é necessária a combinação de vários fatores. A temperatura na camada em 850 hPa (cerca de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve permanecer próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta durante seu trajeto até o solo”, informa a equipe de monitoramento da Defesa Civil, que continua em estado de alerta para a onda de frio que se instalou sobre o estado desde o final da semana passada.
Tipos de Precipitação Invernal
– Chuva Congelada: Ocorre quando um floco de neve passa por uma camada de ar com temperatura positiva durante sua queda, descongelado e congelado novamente ao encontrar uma camada de ar mais frio próxima da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, sendo comum observar chuva congelada misturada a flocos de neve.
– Chuva Congelante: Acontece quando a precipitação cai na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.
– Neve: É a precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.
Deixe seu comentário