Mais de mil doses contra a Poliomielite foram aplicadas em Gaspar
Campanha do Dia D proporcionou aos pais atualizarem o esquema vacinal dos filhos
Com todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) abertas no sábado, dia 8, Gaspar participou do Dia D da Campanha Nacional contra a Poliomielite. A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, e foram aplicadas 1.033 doses da pólio e de outras vacinas. A ação teve como objetivo facilitar o acesso de toda a população às vacinas, bem como aumentar a cobertura vacinal de Gaspar.
Das mais de mil doses aplicadas no sábado, 433 foram para imunização contra a poliomielite, 319 doses da vacina contra a gripe, 95 doses de vacinas contra a Covid-19 e o restante foram vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 ano até menores de 5 anos, que estejam em dia com o esquema básico, devem receber mais uma dose da vacina oral (VOP). A recomendação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para avaliação da situação vacinal pelas equipes de saúde.
A poliomielite é uma doença grave, que se caracteriza por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipos 1, 2 ou 3, geralmente afetando membros inferiores de forma irreversível. Desde 1994, a doença é considerada erradicada no Brasil.
A meta é alcançar cobertura vacinal de 95%. A imunização contribui para a redução do risco de reintrodução do vírus, que ainda está ativo em outros países, no Brasil.