Notícia de frio extremo no Sul do Brasil é falsa
Vídeo, que circula nas redes sociais, afirma que autoridades estrangeiras teriam feito o alerta ao Brasil
É falsa a informação que uma onda de frio extremo deve chegar ao sul do Brasil nos próximos dias. O vídeo, que circula nas redes sociais tendo como pano de fundo um canal de TV do Rio Grande do Sul, afirma que as temperaturas podem chegar a -15°C. A notícia, compartilhada por mais de 35,7 mil internautas, é de 23 de julho de 2021 e usa como fonte autoridades norte-americanas e canadenses. Nada é verdadeiro. O vídeo chegou a ser desmentido ainda em 2021 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),porém, voltou a circular com força nas redes sociais nas últimas semanas, acrescido da frase “Frio extremo pode chegar no Brasil e nos EUA [de] 2024 em diante”.
O comentarista de TV explica que “o governo canadense e o governo americano mandaram alertas” sobre a possibilidade de que as temperaturas fiquem abaixo de -10ºC nos estados do sul do Brasil. E vai mais longe, ao afirmar que lugares, como Morro da Igreja, em Urubici, na serra catarinense, podem atingir a marca dos -15ºC. Ao fundo, é possível ver o cenário do programa Atualidades Pampa, da TV Pampa, de Porto Alegre. O comentarista ainda compara a temperatura prevista a de Chicago, no Estados Unidos, e uma segunda participante do programa, observa que o ar frio de uma temperatura tão negativa pode queimar a pele.
A redação do Jornal Metas localizou o vídeo no YouTube, por meio da busca do Google "frio extremo no sul do Brasil TV Pampa". Além do comentarista, outras seis pessoas estão na bancada do programa.
No site do Climatempo também localizamos uma publicação, datada de 5 de abril deste ano, onde explica-se que ondas de frios vão chegar ao Brasil neste inverno com mais frequência, porém, longe dos -10ºC ou até -15ºC. "Podemos ter um período de ar frio mais prolongado, mas não extremo", informa a matéria.
Com relação ao vídeo de 2021, de fato o canal de TV não produziu nenhuma fake news na época, pois havia uma projeção gerada pelo modelo canadense de uma onda de frio extrema no sul do Brasil, porém, isso acabou não se confirmando. A menor temperatura registrada no inverno de 2021 foi de -8,9ºC, em Urupema, na serra catarinense, no dia 30 de julho, segundo mostra o mapa da Epagri/Ciram. Portanto, não compartilhem o vídeo como se fosse uma informação de 2024, pois trata-se uma fake news.