Queda na procura, faz Prefeitura desativar Centro de Hidratação
A média diária de consultas tem ficado em 26 pessoas, por isso a decisão
A baixa procura por atendimento e a queda no número de casos de dengue (veja gráfico), levou a Secretaria de Saúde de Gaspar a desativar o Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue a partir da próxima quinta-feira, dia 13. Já no último sábado, o espaço, que fica na Rua Aristiliano Ramos, ao lado da Biblioteca Municipal, permaneceu fechado. A secretaria informou que os pacientes que apresentarem sintomas de dengue devem procurar os postos de saúde (Estratégias Saúde da Família - ESFs).
Em alguns momentos críticos, o Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue chegou a realizar 180 consultar em um único dia, porém, nas últimas semanas esse número vem caindo. Em abril, de acordo com a Secretaria Municipal, foram realizados 1.622 atendimentos, com uma média diária de 62. Já em maio, esse número subiu para 1.983 consultas, resultando em uma média de 73 atendimentos/dia. Nas últimas semanas, a média diária não passa de 26 atendimentos.
Para garantir que os pacientes com sintomas de dengue continuem recebendo o devido atendimento, a Secretaria de Saúde aumentou o número de equipes das Estratégias Saúde da Família de 18 para 25. Foram contratados novos médicos e enfermeiros para compor essas equipes, permitindo que o atendimento especializado seja realizado diretamente na unidade de referência do usuário.
A Secretaria de Saúde voltou a reforçar a importância de os pacientes procurarem as ESFs ao apresentarem sintomas de dengue, garantindo assim a continuidade do cuidado de forma descentralizada e mais próxima de suas residências.
Embora a queda nos números com a chegada das baixas temperaturas, a preocupação com a dengue não pode diminuir em Gaspar. As estações com temperaturas mais amenas são indicadas para intensificar o trabalho de prevenção do aparecimento de focos do Aedes aegypti nas residências.