Câmpus Gaspar do IFSC retoma as aulas nesta segunda-feira (1º)
-
Estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) retornam às aulas nesta segunda-feira (1º) (Fotos: ARQUIVO JORNAL METAS)
Acordo assinado entre a gestão do IFSC e Sinasefe permitiu o retorno das atividades depois de quase dois meses de greve
Os mais de 40 mil estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) começam a retornar às aulas nesta segunda-feira, dia 1º de julho, depois de quase dois meses de greve dos servidores. A gestão do IFSC e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical IFSC (Sinasefe/IFSC) assinaram, na sexta-feira (28), o Termo de Acordo de Recomposição de Atividades. A data de retorno das aulas nos 22 câmpus depende de decisão de cada colegiado. Em algumas unidades, as aulas foram retomadas no dia 27, outras definiram o dia 3 de julho. Em Gaspar, como na maioria dos câmpus, o retorno está marcado para essa segunda-feira, dia 1º. A direção do Câmpus emitiu uma nota oficial (leia no final desta reportagem).
O Termo de Acordo definiu que o prazo para reposição de atividades dos servidores docentes e técnico-administrativos do IFSC vai até primeiro de maio de 2026. De acordo com a Reitoria do IFSC, as demandas de reposição de atividades devem respeitar as atribuições e os horários de funcionamento dos setores, conforme vigência na data de início da greve, em 8 de abril.
Já a reposição de conteúdo pelos docentes deverá atender os 200 dias letivos anuais, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A reposição dos docentes contempla aulas e atividades relativas a projetos de ensino, pesquisa, extensão, gestão, capacitação ou representação.
Cada câmpus tem autonomia para adequar seu Calendário Acadêmico, respeitando a LDB e tendo como referência o CAU, que será deliberado pelo Conselho Superior (Consup) em reunião que deve acontecer no próximo dia 8.
O reitor do IFSC Maurício Gariba Júnior explica que a assinatura do termo representa a “reafirmação da democracia na instituição”, com atendimento dos pontos propostos pela comissão da minuta. “Julgo esse termo como um marco para a instituição, um passo importante para a consolidação da democracia e o respeito ao movimento grevista, aos nossos servidores docentes e técnico-administrativos e é claro, aos nossos estudantes”, destaca.
Gaspar
A greve no Câmpus Gaspar iniciou com poucas adesões, mas foi crescendo na medida em que outros colegiados foram suspendendo o calendário acadêmico. Em maio, as aulas foram completamente suspensas em Gaspar, atendendo decisão do Conselho Superior do IFSC.
A diretora do Câmpus Gaspar do IFSC, Ana Paula da Silveira, explicou que existem dois tipos de reposição de atividades: uma de carga horária, no caso das unidades curriculares em que os professores entraram em greve antes da suspensão do calendário, e a outra é a da reposição dos dias letivos. Ela admitiu que será necessário reajustar algumas datas, para adequar o calendário a um processo de recuperação das aulas com qualidade, além de respeitar as dificuldades e os limites existentes. Por isso, as férias de julho, previstas em lei, estão garantidas e, a partir de agosto, as aulas começarão a ser recuperadas em Gaspar, sem prejuízo para os estudantes.
Ana Paula destacou o avanço que os funcionários do IFSC tiveram com todo o processo desencadeado em abril deste ano, principalmente no aspecto de orçamento e valorização de trabalho. “A nossa grande luta é a da formação, que o IFSC oferece, seja sempre de referência, de qualidade; acho que tivemos ganhos neste processo e, com certeza, iremos fazer uma ampla discussão de calendário que possa prever tudo isso aos nossos estudantes”, concluiu a diretora.
A direção do IFSC Gaspar explicou ainda que, caso alguma atividade não retorne a partir desta segunda-feira, isso será avisado pela coordenação do curso. Leia, na íntegra, a nota oficial.
Nota oficial: retorno das atividades escolares a partir de segunda-feira (1)
Tendo em vista a reunião do Conselho Superior do IFSC que autorizou a retomada do Calendário Acadêmico, bem como reunião do Conselho de Direção-geral do Câmpus e as demandas da comunidade por um retorno de qualidade e atento às particularidades dos estudantes, inclusive aqueles que moram fora de Gaspar, informamos:
1. As aulas retornarão na segunda-feira, dia 01/07, em seu horário normal.
Dúvidas sobre o horário podem ser esclarecidas consultando o site do Câmpus (horários e ensalamento) ou a coordenação de curso;
2. Atendendo à comunidade escolar, as férias de julho (15 a 26/07) estão mantidas;
3. A reconfiguração do calendário será organizada para que a reposição ocorra a partir do retorno das férias mediante análise coletiva, atenção às necessidades de todos, priorização da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e aprovação no Colegiado de Câmpus;
4. Caso, eventualmente, alguma atividade específica não retorne na segunda-feira (01/07), isso será avisado pela coordenação de curso - fique atento ao e-mail e ao seu whatsapp.
Um excelente retorno a todos! Agradecemos a compreensão e o apoio nesse percurso. Os ganhos obtidos, sobretudo em relação ao orçamento da instituição representarão ainda mais qualidade para o Câmpus Gaspar do IFSC.
Deixe seu comentário