Na Tribuna Livre dessa semana, realizada na última terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Gaspar, foi utilizada pela educadora social, Erica Jussara Monteiro Marques que defendeu e argumentou sobre o Dia internacional do orgulho LGBTQIAP+, celebrado em 28 de junho.

A data do dia 28 de junho tem como objetivo defender e conscientizar a população mundial sobre a importância do combate a homofobia. A educadora explica que o motivo pelo qual a comunidade LGBTQIAP+ celebra com orgulho o dia é para resistir à repressão, à vergonha e à violência, tanto física quanto emocional. “A sigla diz respeito, basicamente, à diversidade sexual, orientação sexual, e também identidade de gênero” explica, Erica. Ela também relata que a população adquiriu mais direitos civis neste novo século, tais como, legalização do procedimento de redesignação de sexo; autorização de união estável homo afetiva; autorização para a mudança de nome no registro civil; e entre outros. 

A Educadora, ponderou que em 2023, através do requerimento n. 35/2023, o vereador Dionísio Bertoldi, o parlamentar fez uma série de questionamentos ao Executivo Municipal sobre as políticas públicas voltadas à defesa e inclusão da população LGBTQIAP+ na cidade Gaspar e que as respostas foram decepcionantes. “A argumentação do Executivo é que todos são iguais, e, portanto, todos são tratados igualmente. Assim, não é necessário ter preocupação com a população LGBTQIAP+”, aponta a servidora.

Ela também relatou que em 2023, foi candidata na eleição para Conselho Tutelar, sofreu preconceito pela sua orientação sexual. Assim ela finaliza o discurso trazendo que a lei que garante os direitos deve ser cumprida em todas as esferas e que a sua manifestação é importante que a sociedade debata sobre o tema.