O Vereador Marcelo Piechnik Klein estudante do Colégio Madre Francisca Lampel, solicitou na sessão mirim desta quarta-feira, dia 19, pela indicação 49/2024 que o município de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, passe a fornecer a medicação “paracetamol 500 mg + codeína 30 mg" nas unidades de saúde da cidade.

O vereador mirim relatou na tribuna que as medicações para dor que o município fornece para a população (nimesulida, ibuprofeno, paracetamol e dipirona) muitas vezes não são eficazes. “A população precisa ter a opção de uma medicação mais potente”, enfatiza o jovem.

De acordo com a bula dos medicamentos, o paracetamol + codeína é indicado para o alívio de dores de intensidade leve a intensa decorrentes de traumatismo, pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, e condições similares.

Municípios vizinhos como por exemplo: Blumenau, Luiz Alves e Botuverá, já fornecem essa medicação nas unidades de saúde. Na próxima semana, o parlamentar mirim, terá uma agenda com o Secretário de Saúde, José Carlos de Carvalho Junior, para buscar apoio à sua solicitação.