Inovação e sustentabilidade num espaço voltado à educação
-
fotos:Wile roberto Deschamps (Fotos: fotos:Wile roberto Deschamps )
Construído numa área de 3 mil metros quadrados, o CDI Nelson Bornhausen, no bairro Margem Esquerda, é modelo para a educação infantil em Santa Catarina
Com capacidade para atender a 365 crianças, de 0 a 6 anos, em período integral, o Centro de Desenvolvimento Infantil Nelson Alexandre Bornhausen, em Gaspar, é um dos maiores do estado. O empreendimento, erguido em 3 mil metros quadrados de área construída em edificação verticalizada, custou cerca de R$ 8 milhões e foi inaugurado em abril deste ano. Mas não é o tamanho que mais chama atenção, mas a modernidade, inovação, acessibilidade e sustentabilidade empregadas na obra.
O CDI é muito mais que um espaço infantil. As 13 salas de aula, todas com sacadas, foram projetadas para que as crianças se sintam como se estivessem na própria casa. Completam a estrutura, uma biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado, área coberta para recreação e reuniões, cozinha, refeitório, recepção, sala de professores, copa, lavanderia, secretaria, recepção, caixa de lama com chuveiro, caixa de areia, playgrounds, pista de motoca, quadra infantil, dois quiosques e estacionamento coberto e descoberto. O CDI foi dotado ainda de sistemas de energia solar e de captação de água da chuva, que além de contribuir com o meio ambiente, também reduzem os custos de energia e água.
Para o vice-prefeito, Marcelo de Souza Brick, o CDI Nelson Bornhausen foi muito bem e planejado desde a primeira estaca, para dar segurança, sustentabilidade e qualidade de ensino às crianças. “É um projeto grandioso, um dos maiores de Santa Catarina. É sustentável desde o piso até o teto, com captação da água da chuva, energia solar, área para educação especial, onde cada andar tem uma cor para melhor orientar as crianças”, observa.
Na parte externa, foi criada uma área de convivência com três playgrounds e acessibilidade para cadeirantes, quadra de futebol, caixa de barro para as crianças terem o contato com a terra. Brick lembra que havia uma demanda grande em Gaspar por vagas. “Esse CDI absorveu boa parte dessa demanda, praticamente equalizamos a fila de espera”, garante o vice-prefeito. Segundo ele, boa parte das inovações implementadas no CDI Nelson Bornhausen serão replicadas em outras unidades de ensino do município.
O secretário municipal da Educação, Emerson Antunes, destaca o fator inovação, algo que muitos gestores acreditavam ser impossível. “O projeto de uma escola vertical para crianças era algo impensado há alguns anos, muitos acreditavam que não seria possível, e nós conseguimos solucionar todas as questões de acessibilidade, como elevador, escadas e os parquinhos adaptados para as crianças da educação especial, é uma estrutura inclusiva”, argumenta. O secretário destaca ainda, a questão da sustentabilidade e diz não ter dúvida de que o CDI Nelson Bornhausen é o ponto de partida para uma nova proposta pedagógica de ensino em tempo integral no município e que será compartilhada com toda a rede de ensino. “Esse é o conceito que precisamos trazer para a educação”, acrescenta Antunes.
Ele revelou que ainda este ano, a Prefeitura pretende iniciar a construção de mais duas unidades de ensino infantil na cidade. “Gaspar não para de crescer, por isso precisamos ser uma cidade que oferta um grande número de vagas na educação infantil, hoje os números do censo já mostram que entre as cidades da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), Gaspar está entre os que mais oferta vagas em tempo integral”, revela o secretário. A fila de espera praticamente zerou, mas Antunes chama atenção que acaba voltando em função da qualidade que se oferece nos CDIs e porque nascem crianças todo o dia em Gaspar. “É por isso que a fila de espera está muito concentrada na faixa etária de zero a um ano de idade”, justifica.
A diretora do CDI Nelson Bornhausen, Sabrina Bailler Allegri, classifica a escola como um sonho para qualquer gestor e pedagogo que atua na área da educação infantil. É um grande avanço para nós enquanto pofissionais da educação, um ganho importante também para a educação do município, principalmente pelo fato de termos esse currículo integrado e a oportunidade das crianças estarem em tempo integral no CDI, assim conseguimos pensar, planejar, prever e rever ações bem mais pontuais para melhor atendê-las”, cita a diretora.
Ela explica que o processo de seleção para ingresso no CDI é único para toda a rede. A inscrição é feita no site da prefeitura, na página Pré-Inscrição de Matrícula Digital. “A partir das informações que as famílias cadastram no sistema, elas passam a ter uma colocação, a partir deste ranking sempre que surge uma vaga é acionado o sistema”. Hoje, cerca de 75 profissionais, das mais diversas áreas, trabalham no CDI Nelson Bornhausen, o que exige uma logística complexa. “É um desafio, mas temos uma equipe preparada para o atendimento com qualidade”, conclui Sabrina.
Pesquisa de campo
Fugindo do tradicional, o CDI também recebeu a implantação de uma pesquisa de campo, no qual desenvolve o currículo integrado, com acompanhamento dos profissionais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Neste modelo de ensino, serão implantadas às crianças a primeira interação com aulas de educação física, inglês, dança e música. Esse será o primeiro CDI do município a receber este tipo de atividades integradas com acompanhamento.
-
fotos:Wile roberto Deschamps (Fotos: fotos:Wile roberto Deschamps )
-
"É um projeto grandioso, um dos maiores de Santa Catarina. É sustentável desde o piso até o teto, com captação da água da chuva, energia solar, área para educação especial, onde cada andar tem uma cor para melhor orientar as crianças". (Fotos: fotos:Wile roberto Deschamps )
Homenagem
O CDI Nelson Bornhausen é uma homagem a um gasparense que faleceu em 13 de julho de 2021. Nelson foi parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, atuando como assessor de Desenvolvimento Econômico. Ele teve um papel importante no desenvolvimento de Gaspar, sendo presidente da Associação Empresarial – ACIG de 2018 a 2021, onde idealizou o Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo. Elen também contribuiu para o título de “Capital Nacional da Moda Infantil” concedido ao município em 2022. Fora do trabalho, Nelson era apaixonado por esportes, música e seus animais de estimação, sempre demonstrando disposição e prestatividade para com todos ao seu redor.
-
"É um projeto grandioso, um dos maiores de Santa Catarina. É sustentável desde o piso até o teto, com captação da água da chuva, energia solar, área para educação especial, onde cada andar tem uma cor para melhor orientar as crianças". (fotos:Wile roberto Deschamps )
Deixe seu comentário