Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em seis cidades do estado

A Secretaria de Estado da Fazenda e a Polícia Civil de Santa Catarina deflagraram, na manhã da última sexta-feira (14), uma operação de fiscalização contra empresas do setor de laticínios no Alto Vale do Itajaí. A operação, batizada de Formaggio, levou auditores fiscais e policiais da Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Pública (DFAZ/DEIC) ao cumprimento de mandados de busca e apreensão em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí.

Outros mandados foram cumpridos nas cidades de Joinville, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes e Balneário Camboriú em apurações que integram a mesma investigação. Em Laurentino, os auditores fiscais e policiais estiveram em uma indústria de lacticínios, onde apreenderam uma série de relatórios e dados fiscais para a análise tributária. A suspeita é de que familiares dos proprietários da indústria vinham usando “laranjas” em esquema de sonegação fiscal e associação criminosa. Os valores sonegados não foram informados.

Há indícios de que os produtos eram comercializados sem nota fiscal, o que se configura em crime tributário. As equipes identificaram ainda que mercadorias eram mantidas no estoque em local que não está inscrito no cadastro estadual.

Ainda em Laurentino, houve a prisão em flagrante de um dos alvos da operação pelo crime de posse irregular de arma de fogo e munições de diversos calibres. Durante os trabalhos, a CIDASC foi acionada para apreender mercadorias encontradas com rótulos de empresa não existente, o que configura produção clandestina. As investigações continuam com a análise do material apreendido pela SEF/SC e DFAZ/DEIC.