EEB Honório Miranda celebra 90 anos

História da escola se mistura com a do próprio município de Gaspar

Por Victor Hugo

FOTO VICTOR HUGO LESSA/JORNAL METAS

Em 29 de maio de 1934, foi fundada a escola municipal Honório Miranda. São noventa anos de história e educação no município. Durante a tarde dessa quarta feira (29), houve uma celebração interna, com a participação de ex-diretores, palestrando para estudantes presentes na rede. Os festejos voltam a acontecer no dia 10 de agosto, com uma celebração externa na comunidade Santa Terezinha, aberta ao público. Famílias, ex-professores e comunidade são convidados a participar da ocasião. A proposta da data visa celebrar um, dia antes do dia do estudante e por coincidir com a data de morte com Honório Miranda, quem deu nome a escola. 

A diretora Ana Luisa Fantini Schmitt, demonstrou alegria pelo momento, tanto para a comunidade como para os estudantes: "Os estudantes já vem com a ideia dos noventa anos desde março quando  a cidade completou noventa anos de emancipação política. Então todos já estão cientes que a escola também tem a sua história se confundindo com a  história do próprio município. A ideia é chamar a atenção para o aniversário da escola, celebrar de fato os noventas anos, mas já abrir também toda a espera e divulgação pela grande festa que vai acontecer em agosto. A gente planta hoje a sementinha dessa história, a gente espera que os estudantes cheguem em casa contem o que ouviram aqui e possam ouvir dos pais, avós, tios, histórias também de passagem pelo Honório Miranda... A maioria aqui tem algum familiar que já passou pelo Honório Miranda."

Atualmente, são cerca de 1200 estudantes, 100 professores e servidores, 35 turmas de ensino médio, 1 turma de ensino técnico e 1 turma de aperfeiçoamento em parceria com o SENAI. A escola dispõe de laboratórios de ciências, tecnologia, auditório, quadra poliesportiva e biblioteca.