Chuva persistente coloca Vale do Itajaí em estado de atenção
Em Rio do Sul, o volume de chuva das últimas 24 horas chegou a 120mm
A chuva que persiste em Santa Catarina desde a sexta-feira colocou municípios do Vale do Itajaí em estado de alerta. Na manhã deste sábado (18), os primeiros abrigos foram abertos em Rio do Sul, cidade do Alto Vale que passou por várias enchentes no ano passado. Algumas ruas da cidade já estão alagadas, o que dificulta a mobilidade.
De acordo com o prefeito José Thomé, em vídeo publicado em sua rede social, o volume de chuva das últimas 24 horas superam 120mm. O rio Itajaí do Sul, que banha a cidade, chegou a 5,52 metros por volta do meio-dia. As pessoas que moram em áreas de cota de enchente de 7,5 metros devem deixar suas casas, e quem está na cota 8,5 metros deve ficar em alerta.
Em Presidente Getúlio, o coordenador da Defesa Civil, Lúcio Bittencourt, publicou vídeo (assista ao lado) no começo da tarde de hoje, alertando os moradores das ruas que ficam em regiões mais baixas da cidade banhadas pelo rio Índios.
Ele pediu aos moradores, que moram nessas ruas costumeiramente alagadas, que tomem providências porque, no máximo em 15 ou 16 horas, a água vai tomar conta. Segundo ele, as inundações serão graduais. “E se a chuva não cessar nas cabeceiras, poderá evoluir para ruas mais altas”. Em Brusque, cidade vizinha de Gaspar, a informação é de que já existem ruas alagadas. Em Blumenau e Gaspar, a situação segue normal. As Defesas Civis dos dois município ainda não emitiram nenhum boletim.