Novo governador

Por




O governador Raimundo Colombo (PSD) deverá se licenciar nos próximos dias para que o seu vice, Eduardo Pinho Moreira (MDB), assuma o governo do Estado até o final do ano. Pinho Moreira, inclusive, já dá entrevistas como governador e já tem o seu plano de governo traçado e os escolhidos para as pastas definidos. Pinho Moreira deve assumir o Estado na príoxima sexta-feira (16), a partir daí mudanças no secretariado devem ocorrer. Leia nesta edição (páginas A4 e A5) uma entrevista com o governador Colombo, que faz um balanço dos sete anos da sua gestão à frente do Governo de SC. 

Novo governador 2

Mesmo com poucos meses de mandato, Pinho Moreira não esconde a satisfação em assumir o posto mais alto da política catarinense. Com um discurso que lembra muito um discurso eleitoral, Pinho Moreira garante que irá priorizar as áreas de Saúde e Segurança, exatamente as duas áreas mais problemáticas do governo Colombo. O próximo governador revela ainda que poderá sim concorrer à governador do estado na eleição deste ano. Neste caso, Pinho Moreira enfrentaria o seu partidário, Mauro Mariani, nas prévias do partido que deve acontecer nos próximos meses.

Eleições

Com a eleição cada vez mais perto, as movimentações partidárias devem se intensificar semana após semana. Neste primeiro momento deveremos ter uma disputa intrapartidária pelos rumos das siglas nas próximas eleições. MDB (antigo PMDB), PSD e PP são os partidos que mais devem se movimentar. Mesmo os pré-candidatos Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merísio (PSD) não estão garantidos como cabeça de chapa. Na verdade, há quem acredite que nenhuns dos dois estejam na disputa majoritária do próximo semestre. Isso porque, há quem ainda aposte na manutenção da tríplice aliança, desde que PSD ou MDB abra mão da cabeça de chapa (o que neste momento é impensável). Caso a aliança das últimas eleições sejam realmente rompidas, o caminho mais provável do PSD de Colombo é editar uma nova aliança, dessa vez com o PP e PSDB.

Saúde

Com uma dívida que se aproxima da casa do bilhão de Reais, a missão de sanar, ou ao menos melhorar, a situação financeira da Saúde do Estado é um desafio enorme para o próximo governador, ainda mais quando este tem apenas 10 meses de mandato - ou sete meses para a eleição. Ainda assim, Pinho Moreira mantém o otimismo. Ele acredita que, renegociando as dividas, irá conseguir sanar o defict financeiro e ainda investir. Bem, tomara que consiga, mas, como conseguir algo que seu antecessor não conseguiu em sete anos de mandato? Esperar pra ver. 

Fundam

Se até pouco tempo o governador Raimundo Colombo percorria o Estado, de município a município, divulgado as bem aventuranças da segunda edição do Fundam, agora a peregrinação do quase ex-governador é conseguir a liberação da verba e salvação do Programa. A liberação dos R$ 700 milhões (recurso para o Fundam 2) pelo BNDES é tida como improvável mesmo pelos correligionários do pessedista. Por isso, Colombo busca outros meios de financiamento para salvar o Fundam e também a principal bandeira eleitoral de Colombo para concorrer ao senado na eleição de outubro.