Gaspar tem 40 casos confirmados de dengue e 118 casos em investigação

Além disso, em maio deste ano a cidade tem 239 focos a mais do mosquito se comparado com o mesmo período de 2022.

Por

Gaspar teve um aumento de 89,51% nos focos de dengue no mês de maio deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2022, foram registrados 267 focos da doença na cidade naquele mês. Neste mês de maio, o número subiu para 506, ou seja, 239 focos a mais. A infestação da dengue não é uma questão isolada, e atinge diferentes bairros da cidade, sendo eles o Centro, Bela Vista, Coloninha, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Margem Esquerda, ou seja, todos possuem um grande número de focos encontrados.

Além disso, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, dia 29, pela secretaria de Saúde de Gaspar, o município está com 40 casos positivos da doença e 118 casos em investigação. Por conta desses números, a secretaria segue com as ações de prevenção, como a realização de campanhas de conscientização da população, aplicação de inseticidas em áreas consideradas infestadas e treinamentos com a equipe de saúde.

Com a chegada do período de chuvas, é ainda mais importante que a população esteja atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito, afinal, a dengue pode ser fatal em casos mais graves. 

O secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, destaca que é fundamental que todos façam a sua parte para garantir a saúde e bem-estar da população. “O aumento no número de focos de dengue é um alerta para que todos estejam atentos e contribuam para a prevenção da doença. A colaboração da população é fundamental para que sejam adotadas medidas efetivas de prevenção e combate à proliferação do mosquito, garantindo assim a saúde e bem-estar de todos. Estamos fazendo a nossa parte como poder público, mas precisamos muito da ajuda do gasparenses neste momento”, reforça. 

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, e a proliferação do mosquito está diretamente relacionada ao acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Entre os sintomas da dengue estão Febre alta (acima de 38,5°C); Dores musculares intensas; Dor ao movimentar os olhos; Mal-estar; Dor de cabeça; Falta de apetite; Manchas vermelhas na pele; e Cansaço.

Em caso de suspeita da doença, a orientação é para que a população procure uma unidade de saúde para atendimento médico. Além disso, deve beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás; evitar automedicação, pois pode causar complicações, como sangramentos; utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos; evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Agentes de Endemias de Gaspar

Atualmente Gaspar conta com 22 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.