Gasparense é vice-campeão na Colômbia
A equipe Brazil Multisport, que tem entre os integrantes Jonas Junckes, finalizou a etapa da Colômbia de Corrida de Aventura em segundo lugar
Texto Alexandre Melo/Jornal Metas
Fotos: Patrícia Nuñez
A equipe brasileira Brazil Multisport, que tem entre seus integrantes o gasparense Jonas Junckes, conquistou, neste final de semana, o vice-campeonato na etapa do Adventure Racing World Series (ARWS), o campeonato Mundial de Corrida de Aventura. A prova foi realizada na região de Antioquia, a noroeste da Colômbia, reunindo equipes dos Estados Unidos, Brasil, Colômbia, Argentina, Espanha, França, Costa Rica, México e Chile. A prova teve o limite de sete dias - 3 a 12 de junho, mas a equipe brasileira conseguiu zerar o percurso em três dias, 14h 44m 03s. Foram 500 km divididos em navegação, corrida, canoagem, ciclismo e cordas, com trechos de rapel, jumaring e tirolesa, tudo numa das mais belas regiões colombianas. Além de Jonas, a Brazil Mutisport é formada pelo casal de Brasília-DF, Camila Nicolau e Guilherme Pahl, e pelo paulista Thiago Bonini.
Como o percurso é secreto, os mapas foram entregues minutos antes da largada, uma vez que as equipes não estão autorizadas usar dispositivos móveis durante o trajeto.
Jonas contou que a equipe largou bem e liderou boa parte da primeira etapa da prova. Depois, três equipes passaram a se alternar na liderança. E no fim, o quarteto brasileiro fechou na segunda colocação, uma hora atrás da equipe norte-americana, vencedora da etapa com três dias, 13 horas, 29 minutos e 42 segundos.
O gasparense considerou o percurso bastante duro, com subidas e descidas que exigiram muita técnica e esforço físico dos competidores, porém, recompensados pelas belas paisagens, com muita mata, rios, cavernas, cachoeiras e animais de várias espécies. "Uma região muito linda", acrescentou Jonas. O clima, segundo ele, foi um dos obstáculos, já que o forte calor desidratou os atletas. "A reta final foi muito difícil por conta do calor e da umidade, mesmo à noite a temperatura era muito alta". Embora as dificuldades climáticas, Jonas disse que a equipe terminou bem a prova. A etapa da Colômbia serviu de preparação para a última etapa do circuito mundial, na África do Sul, de 16 a 29 de outubro, onde a equipe brasileira tentará conquistar o título inédito. Jonas é atleta bolsista do Programa Novo Esporte Gaspar, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) de Gaspar, que repassa auxilio financeiro para custear parte das despesas com hospedagem, transporte e inscrição para as competições.
Projeto de vida
Jonas também está finalizando o projeto "Escola de Aventuras", que vai garimpar jovens que queiram aprender sobre corrida de aventuras. "Vamos focar na parte do meio ambiente e como se comportar diante da natureza". Ele revela que, a partir do próximo ano, serão criadas as categorias Júnior Sub b 20 e sub 25, tantos para as etapas de Corrida de Aventura no Brasil, quando no exterior. "A ideia do projeto é justamente incentivar os jovens a se especializarem neste tipo de prova", explica o atleta gasparense.