Bia Souza venceu, na final, a israelense

A judoca Beatriz Souza, a Bia, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A final da categoria acima de 78kg foi disputada no final da manhã desta sexta-feira (2) contra a israelense Raz Hershko.

Bia Souza começou bastante confiante. Ela aplicou um waza-ari contra a israelense e garantiu o primeiro ponto do combate. Sempre demonstrando um semblante de muita tranquilidadade, a brasileira conseguiu neutralizar todas as investidas de Hershko e tentando contra-atacar, mas a israelense também se defendia bem. As duas atletas chegaram a receber penalizações por falsa tentativa de ataque. Bia segurou bem até o final a vantagem e garantiu a medalha de ouro.

Para chegar à final, a brasileira precisou superar a atual número do ranking, a francesa Romane Dicko. A luta foi assistida pelo presidente da França, Emanuel Macron, que fez questão de ir consolar a atleta francesa. Antes da semifinal, Bia Souza venceu com ippon relâmpago, em 40 segundos de luta, Izayana Marenco, da Nicarágua. Nas quartas de final, a atleta venceu a sul-coreana Kim Ha-yun. 

Tags

  • brasil
  • Judô
  • Paris