Com 277 atletas, delegação brasileira busca superar recordes

Daniel Nogueira
[email protected]

As Olimpíadas de Paris 2024 estão prestes a começar, trazendo toda a expectativa e a emoção de milhões de espectadores ao redor do mundo. A cerimônia de abertura, marcada para esta sexta-feira (26), a partir das 14h30min (horário de Brasília), ao longo do rio Sena, promete ser um espetáculo à altura da “Cidade Luz”, dando início a um evento que celebra o espírito esportivo e a união dos povos.

O Time Brasil, nome da delegação brasileira, chega ao maior evento esportivo do mundo com 277 atletas, sendo que pela primeira vez na história a maioria são mulheres, ocupando 55% da delegação. Em sua última participação nos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2021, o país levou 302 competidores e superou o recorde de medalhas conquistadas em uma única edição (21); igualando o número de ouros obtidos no Rio 2016 (7), subiu ao pódio em 13 modalidades, um feito inédito, e terminou em 12° lugar no quadro de medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes). Para este ano, a expectativa é ir além no quadro de medalhas, mesmo com o desfalque da seleção brasileiro masculina de futebol, que não se classificou para a competição.

Ao todo, o Time Brasil vai disputar o pódio em 39 modalidades diferentes, entre futebol feminino, vôlei, skate, boxe, remo, surfe, natação, judô, ginástica artística e rítmica, basquete, atletismo, entre outros. Entre as modalidades com presença brasileira em Paris, o judô é a que mais vezes subiu ao pódio olímpico. Foram ao todo 24 medalhas (quatro ouros, três pratas e sete bronzes). Vela e atletismo aparecem em segundo lugar, com 19 medalhas cada.

Das 39 modalidades disputadas, o Time Brasil tem grande expectativa de subir ao pódio em pelo menos 17. A ginástica artística conta com a participação de Rebeca Andrade, grande nome da modalidade nos últimos anos e que conquistou a medalha de ouro em Tóquio. Rayssa Leal, a Fadinha, é a esperança do Time Brasil no skate, após conquistar, com apenas 13 anos, o bronze em Tóquio. O surfe - única modalidade que será disputada fora da França - também trás grandes esperanças, com Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo e a gaúcha Tatiana Weston-Webb. No judô, modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil nas Olimpíadas e que desde 1984 é a única a sempre figurar no pódio para o Brasil, também tem grandes chances, com nomes como o de Mayra Aguiar e Rafaela Silva. O atletismo, que conta com 42 atletas e é a maior dentre todas as outras modalidades que o Time Brasil irá disputar, também promete alegria com nomes como o de Alison dos Santos, o Piu, e Caio Bonfim.

Catarinenses

Santa Catarina terá presença forte nesta delegação do Brasil em Paris. São 11 representantes catarinenses. Um deles, inclusive, será porta-bandeira na cerimônia de abertura. Atleta de rugby, Raquel Kochhan, de 31 anos, natural do município de Saudades, foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para carregar a bandeira brasileira, junto ao multicampeão Isaquias Queiroz, da canoagem. Além dela, teremos Bruna Alexandre (Criciúma), no tênis de mesa, Bruno Fontes (Florianópolis), na vela, Djenyfer Arnold (São José), no triathlon, Eliane Martins (Joinville), no salto em distância, Geovana Meyer (Joinville), no tiro esportivo, Isadora Pacheco (Florianópolis), no skate, Matheus Corrêa (Blumenau), na marcha atlética, Pedro Barros (Florianópolis), no skate, Rosamaria Montibeller (Nova Trento), no vôlei feminino e Tainá Hinckel (Palhoça), no surfe. Darlan Romani (Concórdia), do arremesso de peso, foi cortado da lista devido uma lesão na região lombar.

As Olimpíadas de Paris 2024 já terá modalidades em disputa a partir desta quinta-feira (25), como futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco. O maior evento esportivo do mundo se estende até 11 de agosto.