Qual bike comprar?

Profissional dá dicas de como escolher o modelo ideal para sua atividade entre os muitos do mercado

Qual bike comprar?

A localização da oficina de bicicletas de Wilberto Boos, 57 anos, é anunciada por meio de uma placa em meio a muitas árvores, no bairro Vila Nova, em Blumenau. É nesta casa escondida entre tanta natureza que Boos faz sua mágica: conserta, faz a manutenção e monta bicicletas, além de alugar algumas das suas para quem quiser pedalar pela cidade. Por muitos anos, a oficina foi apenas um hobby para Boos, até que houve uma grande mudança em sua vida em 1994; após trabalhar por muito tempo na área de administração e contabilidade, resolveu se dedicar apenas às bicicletas.

No momento de comprar uma “magrela”, há detalhes que precisam ser levados em consideração. “Quando alguém vem aqui pedir para que eu monte uma bicicleta especialmente para ela, minha pergunta é: quanto você quer e pode gastar? Hoje há modelos de todos os tipos, gostos e bolsos. Há bikes com muita tecnologia e também muita coisa ruim no mercado”, conta o mecânico.

Ele aconselha que a compra sempre seja feita em uma loja de bicicletas, pois os vendedores possuem o conhecimento necessário para orientar as pessoas quanto ao modelo correto para sua atividade, dentro do que se pretende gastar. Para ele, a melhor bicicleta é aquela que está em bom estado e que satisfaz o ciclista no momento da pedalada. Outra dica de Boos é que qualquer pessoa interessada em adotar o ciclismo como atividade deve conversar com amigos que já o praticam, para entender melhor quais são os recursos necessários em sua bicicleta.

O mecânico

Boos é mecânico, ciclista e participa da ABCiclovias, associação blumenauense que defende maior uso da bicicleta e melhorias da estrutura urbana para maior segurança dos ciclistas. Ele prevê que o número de ciclistas deve aumentar nos próximos anos, na medida em que o poder público oportunizar uma estrutura melhor para os ciclistas, com a construção de mais ciclovias e ciclofaixas.
“O fato é que ao andar de bicicleta, principalmente em horário de movimento, você corre um risco iminente. O foco do governo está sempre no carro, porque ele é maior e chama mais atenção, mas a maioria das pessoas anda de ônibus, bicicleta ou vai a pé”, destaca. O desrespeito dos motoristas já fez com que Boos fosse atropelado quatro vezes.
Na primeira delas, um motorista que fazia racha com um amigo se perdeu, atropelou Boos, seu irmão e um amigo. Ele ficou gravemente ferido e os outros dois morreram. O último atropelamento aconteceu quanto ele estava em uma ciclofaixa. Mais uma demonstração de que, sem o respeito dos motoristas, o ciclista tem que correr riscos para poder se deslocar.

Para competição

Há muitos tipos de esportes que envolvem a bicicleta, por isso, quando se fala em bike de competição, não há como se recomendar uma só. Cada esporte pede por uma bicicleta específica para sua prática, com características que dão ao atleta o desempenho ideal. Boos comenta que tanto o material da bicicleta quando o seu preparo são específicos para estas inúmeras modalidades, como ciclismo, bicicross, free style, downhill e free style de montanha, por exemplo.

----

 

Cuide da sua bicicleta

- Faça manutenção preventiva - a frequência depende das situações em que são utilizadas as bicicletas. Se for apenas para trabalhar, uma vez por ano é suficiente, mas se ela for utilizada para trilhas, a frequência pode ser até mesmo mensal;

- Nunca lave sua bike com lava-jato. “Ele resseca as peças por dentro, entra água em tudo”, destaca o mecânico;

- Não a guarde em um local que pegue chuva. Se precisar deixá-la em um local em que está exposta ao tempo, cubra-a com um plástico;

- Fique atento ao pneu de sua bicicleta, não deixe que ele fique vazio;

- Teste os freios esporadicamente;

- Mantenha a corrente lubrificada.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube