Prêmio 2013 - ?Case Jornal Metas? é apresentado durante o evento

Por

Entre a programação elaborada para o 41º Congresso de Jornalismo da Adjori, houve um painel em que alguns proprietários de jornais integrantes da associação foram convidados a contar experiências que deram certo em suas empresas. Entre eles estava José Roberto Deschamps, proprietário e diretor do Jornal Metas, que subiu ao palco para contar um pouco de sua história e relatar experiências bem sucedidas no painel “Cases de sucesso na imprensa do interior - iniciativas vencedoras na área de vendas de jornais associados”.

Um dos destaques foi o departamento de assinaturas. Poucos jornais do interior conseguem manter o índice de assinantes do JM, sendo que a maior parte da venda de exemplares vem das bancas e não das assinaturas de jornal. “Aproximadamente 90% dos 4500 exemplares que circulam são distribuídos para assinantes. Nós levamos o jornal até o leitor, ele não o busca na banca. A assinatura passa a ser parte importante da renda do jornal”, destacou na ocasião José Roberto.

Outro assunto defendido pelo empresário foi a implantação dos softwares que facilitam o processo de edição, diagramação, comercial de anúncios, comercial de assinaturas, circulação e gestão do financeiro do jornal, além do sistema para gerenciamento de conteúdo do site, ambos ofertados pela Suita Sistemas, empresa parceira da Adjori-SC. “A Adjori adquiriu estes softwares que trazem grande praticidade para o dia a dia e ainda o oferece por um preço baixo mensal para os jornais associados. Recomendo que os outros proprietários de jornais também acreditem em invistam neste tipo de tecnologia”, aconselhou.

Outros cases

Além de José Roberto, Alexandre Bonfim da Silva, do jornal Palava Palhocense, Márcia Daniel Tonet, do Folha do Oeste, Fernando Freitas, do  Folha, participaram do painel, que foi mediado pelo presidente da Adjori-SC, Miguel Gobbi.