A força do jornalismo local

A notícia em cidades onde a chamada grande imprensa não chega

A força do jornalismo local
Ivan Lutemberg / Jornal Metas

O jornalismo não vai acabar. Ele vai se reinventar, com a valorização ainda maior da notícia local disseminada por meio de novas plataformas de comunicação criadas a partir da tecnologia. Mudam, portanto, as ferramentas, mas não a essência do jornalismo do interior, que é a capacidade de estabelecer uma comunicação direta e de confiança com a região onde o veículo está inserido, firmando-se cada vez mais como a voz da população do interior, das  pequenas cidades onde a grande imprensa não alcança. 

Essa força do jornalismo local ficou mais uma vez evidente durante o 43º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e V Encontro Nacional de Jornais Locais, realizado em Florianópolis. Durante três dias, o jornalismo do interior pautou os debates com especialistas da área de comunicação que falaram para uma plateia formada por donos de jornais, jornalistas, publicitários, designeres gráficos e profissionais das áreas de Circulação e Vendas. 
 
Contudo, ficou também cristalino durante o encontro que a sobrevivência do jornal impresso depende da coexistência com a virtualidade que atinge a todos neste momento. A comunicação instantânea que chega às pessoas por intermédio de novos e portáteis equipamentos eletrônicos que hoje já representam 50% da maneira como as pessoas acessam a informação no mundo. Está nascendo, portanto, um jornalismo de interior mais dinâmico e atualizado com a evolução da comunicação, o jornalismo onde a informação passa a ser disseminada em várias plataformas. 
 
Estamos, sim, diante de uma verdadeira revolução na comunicação, como foi reiterada vezes dito durante o Congresso, mas nem por isso vamos deixar de acreditar em valores como o jornalismo imparcial, responsável, plural e ético. Palavras que não devem ser apenas ditas ou escritas, mas que devem ser praticadas no dia a dia de uma imprensa livre e desimpedida, sem a censura que muitas vezes querem nos impor. Este é o jornalismo, seja impresso ou online, que se diferencia em relação ao restante da informação hoje propagandeada em total descontrole nas redes sociais, que torna o receptor da informação também emissor. E aí está o grande perigo da informação deste século. O acesso fácil e irrestrito. Por isso, a importância da notícia bem apurada e publicada por profissionais que se especializam em fazer isto no dia a dia.  
Ao mesmo tempo em que mostra a necessidade do jornalismo multiplataforma - jornais e jornalistas produzindo conteúdo para várias mídias - como forma de sobrevivência, a Adjori reconhece o valor do trabalho impresso desenvolvido pelos associados nas suas comunidades. 
 
O 16º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade foi um verdadeiro desfile de grandes reportagens locais, que certamente jamais estariam na grande imprensa. Os vencedores são todos aqueles que acreditam no jornalismo do interior, que criaram uma dependência tão forte com as suas comunidades que hoje são responsáveis por escrever a própria história das suas comunidades. 
 
O Jornal Metas foi, mais uma vez, entre tantos bons participantes, o grande premiado da noite, com o Pena de Ouro do Jornalismo, fato que se repete há seis anos. Na Publicidade, o Metas foi o Pena de Prata, mas foi em Novas Mídias, essa nova forma de comunicação que atrai cada vez mais leitores, que o Jornal Metas reafirmou a sua condição de um veículo em evolução. Pelo quarto ano consecutivo, o nosso site foi eleito, por especialistas, como o melhor entre os associados da Adjori/SC. Uma prova inequívoca de que fazemos jornalismo com os pés no presente e os olhos no futuro. E essa certeza nos faz acreditar que tomamos o caminho certo, o da inovação, e somos reconhecidos por isso.
LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube