O jornal recorde de prêmios

JM foi o bissemanário que mais recebeu prêmios no troféu Pena de Ouro do jornalismo

O jornal recorde de prêmios

Reconhecer a força e a qualidade de seus associados e incentivá-los a melhorar a cada dia. Foi com estes objetivos que a Associação dos Jornais de Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) lançou, no ano de 2000, o troféu "Pena de Ouro do Jornalismo". O resultado do prêmio é divulgado sempre no mês de junho, em cerimônia realizada durante o congresso anual entre os jornais associados.

Recebe o troféu aquele jornal que conseguir obter a nota mais alta na pontuação final. Os trabalhos, divididos em categorias, são analisados por um grupo de jurados: especialistas do meio, jornalistas, publicitários, professores, mestres e doutores ligados a universidades públicas e privadas. Além da categoria "Jornalismo", o prêmio também agracia os melhores jornais no ramo da "Publicidade".

Participando da disputa desde 2007, o Jornal Metas é o associado mais premiado. Foram três penas de Ouro conquistadas consecutivamente: nos anos de 2010, 2011 e 2012. Além disso, o JM acumula duas penas de Prata: prêmios recebidos em 2007 e 2009. No ano passado, o Jornal Metas conquistou ainda a pena de Ouro em Publicidade.

Material premiado

Em 2012, das oito premiações em disputa no jornalismo, por categoria individual, o JM venceu quatro em seu grupo: Melhor Coluna; Melhor Reportagem Livre; Melhor Reportagem Pautada e Melhor Projeto Especial. O Jornal Metas levou ainda o troféu individual na categoria Site e dois troféus em Publicidade: Anúncio de Equipe e Anúncio de Agência, além de ser finalista em quatro categorias, que lhe garantiu menção honorosa: Charge/Ilustração; Apresentação Gráfica, Editorial e Campanha de Equipe.

Na categoria Coluna, o material premiado foi a coluna Conversações, escrita pelo professor André Soltau e intitula "Somos 7 bilhões de solitários". Nela, Soltau faz um paralelo entre as vidas solitárias, por força das circunstâncias de dois famosos personagens: Robson Cruzoé e Chuck Noland e a de bilhões de pessoas que vivem cercadas de outras pessoas mas, que no fundo, não passam de grandes solitárias. A melhor reportagem pautada abordou a BR-470 - onde a vida e a morte caminham lado a lado. Já na reportagem pautada, o JM explorou o "Legado da buona gente", que mostrou o legado do povo trentino no Vale do Itajaí, principalmente para os moradores de Gaspar. O projeto especial trouxe à tona a história da colonização belga em Ilhota - conteúdo reunido no caderno "Movidos pela Esperança". Na publicidade, o anúncio de equipe chamava a atenção para a importância da reciclagem e, no anúncio de agência, a Free Multiagência fez uma homenagem a Steve Jobs.

Em 2011, além de ganhar o Troféu Pena de Ouro do Jornalismo o Jornal Metas também foi o grande vencedor de duas categorias do prêmio: Projeto Especial e Coluna ou Crônica. Na primeira delas, o material premiado foi o especial "O Silêncio das Vozes", publicado em dezembro de 2010. O especial foi desenvolvido com o intuito de resgatar fatos marcantes da história da colonização no Vale do Itajaí. O material explorou a perseguição que os alemães sofreram na região durante a 2ª Guerra Mundial. Já a coluna Conversações, assinada pelo professor André Soltau, teve como tema lixo urbano e recebeu o nome de "Para onde vai o lixo nosso de cada dia?". Além de vencer nas duas categorias do jornalismo, o JM foi também finalista em outras quatro: Apresentação Gráfica (2º), Editorial (2º), Charge (2º) e Reportagem Pautada (3º), e uma na categoria de Publicidade e Propaganda, recebendo por isso menções honrosas.

Em 2010, a conquista da primeira pena de Ouro veio após o bissemanário faturar dois troféus nas categorias apresentação gráfica e reportagem livre (Rio de Esperança - uma viagem pelo Rio Itajaí-Açu) e ser finalista em outras cinco categorias. Em 2009, o suplemento Metas nos Bairros foi o grande vencedor da categoria Projeto Especial.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube