Conquistas e esperas na área da segurança

Bombeiros e Polícia Civil ainda aguardam por uma nova sede

Conquistas e esperas na área da segurança

Durante estes 13 anos em que o Jornal Metas trabalha para informar os leitores, muitas matérias na área de segurança foram publicadas. Algumas notícias ruins; outras boas. Acidentes com vítimas fatais, assassinatos, prisões, roubos e furtos estamparam muitas das páginas do JM. Mas avanços na área e socorros bem sucedidos também fazem parte da história da cidade.

Uma das conquistas que hoje faz a diferença entre a vida e a morte para muitos gasparenses aconteceu em julho de 2002, quando o 4º Pelotão de Bombeiros Militar foi instalado oficialmente na cidade. Foram mais de 20 anos de espera e, durante este tempo, os atendimentos de resgate, pré-hospitalar e combates a incêndios eram feitos por guarnições das cidades de Brusque e Blumenau. Até 2005, o Corpo de Bombeiros funcionou anexo ao quartel da Polícia Militar, no bairro Sete de Setembro, ano em que a corporação se instalou no endereço onde está até hoje: na Rua Manoel Linhares Junior, no bairro Santa Terezinha. A mudança, entretanto, foi feita com a promessa da construção da sede própria - algo que até hoje não aconteceu.

Foi no mesmo ano, em 2002, que a 3ª Companhia de Polícia Militar de Gaspar ganhou a sua sede própria. O local passou por reformas e ampliações e hoje é um dos quartéis mais estruturados da região. No fim do ano passado o JM publicou outra boa notícia para os gasparenses: a inauguração da Central de Videomonitoramento. Ao todo, foram instaladas câmeras em 14 pontos diferentes da cidade. O objetivo é prevenir os crimes e auxiliar na elucidação dos mesmos.

Foi também no ano passado que a a delegacia de Polícia Civil da Comarca conseguiu estruturar o Setor de Investigação e Capturas (SIC). A organização só foi possível com a vinda de novos policiais e de um delegado. Apesar de todas as melhorias, os policiais civis ainda esperam pela construção de uma nova sede. Após anos de espera, porém, parece que o pedido será atendido: em abril deste ano o Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, confirmou a construção de um novo prédio. A obra será realizada com recursos provenientes do Fundo de Melhoria da Polícia Civil (Fumpc), no terreno doado pela prefeitura em dezembro de 2007, no bairro Sete de Setembro. A expectativa é que o edital de licitação para a obra seja lançado ainda neste mês.

Fórum

As deficiências da atual estrutura do Fórum de Gaspar também já foram pautas para várias reportagens produzidas pelo Jornal Metas. A Comarca, que também compreende as cidades de Ilhota e Luis Alves, possui, desde 2006, três Varas. O prédio, porém, não comporta a grande demanda e uma busca por melhorias e ampliação do local foi iniciada na cidade. Até agora, algumas conquistas foram obtidas, como a contratação de novos funcionários, um vigia e segurança no fim de semana. E, o mais importante: em novembro de 2012 foi aberta a licitação para a construção do novo prédio.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube