A milésima edição do JM

Nestes 13 anos, o JM se modernizou e se tornou o veículo da comunidade

A milésima edição do JM

 A milésima edição. Essa é a marca que o Jornal Metas alcança nesse 5 de junho de 2013 que, por coincidência é também a data em que o atual proprietário, José Roberto Deschamps, assumiu a direção do JM. De lá para cá foram 886 edições sob o seu comando. Ivo Duarte e Cláudio Scheidt fundaram o jornal ainda com o nome de A Voz do Vale, no final da década de 1990. “Percebemos que a cidade estava carente de mais um jornal. Havia mercado para isso”, conta Duarte. 

A Voz do Vale teve vida curta. Em 18 de março de 2000 despareceu. Em seu lugar surgiu o Jornal Metas, cuja primeira edição circulou com uma foto na capa do ex-prefeito Leopoldo Schramm para homenagear Gaspar, que comemorava naquela data mais um aniversário de emancipação. “O nome Metas quem deu foi o Cláudio (Scheidt)”, recorda Ivo. 

Com um layout diferenciado e em formato tablóide, o Metas foi o primeiro jornal de Gaspar a utilizar cor na capa e contracapa. Neste primeiro ano, o jornal circulou com capas temáticas. Já no ano seguinte, mudanças na linha editorial levaram o jornal adotar o tradicional; isto é, manchetes factuais. Isto aproximou mais a publicação dos leitores. Nesta nova fase, o jornal passou a ter mais um sócio: Antônio Schäfer. A sua filha, Cristina Schäfer, na época estudante de jornalismo, foi quem assumiu a administração do jornal. “Foi uma fase de aprendizado para a minha vida, passei a entender que toda a história tem dois lados”, conta a jornalista que diz que dificilmente voltaria a administrar um jornal. “É muito difícil, pois você sofre pressão de todos os lados. Eu não tenho muito jogo de cintura, por isso tive dificuldades de lidar com algumas pessoas, principalmente políticos da época”, relembra. 

Cristina ainda acompanha o Jornal Metas. Percebeu que o jornal evoluiu bastante e se firmou como um bom veículo de informação da cidade. Na sua época, Cristina reformulou graficamente o jornal, criou novas sessões e o conteúdo de matérias tornou-se mais diversificado, além de ter mais espaço para divulgar assuntos da comunidade. 

Mas, a grande mudança viria em junho de 2002, com a chegada do novo proprietário, José Roberto Deschamps. Beto, como é conhecido, introduziu profundas mudanças administrativa, gráfica e editorial no Metas. A equipe de profissionais foi reestruturada. Além disso, ele investiu em equipamentos e softwares que tornaram o processo de edição mais ágil. As matérias passaram a ser focadas nos eventos da comunidade. As mudanças deram ao Metas uma nova identidade, estreitando o relacionamento com os leitores que passaram a opinar, criticar e sugerir pautas. Essa relação muito próxima motivou a um novo projeto gráfico em 2005.

Em 2006, novos investimentos na ampliação da equipe a contratação de um profissional de planejamento comercial, exclusivo para o desenvolvimento de projetos comercias que oferecessem possibilidades para todos os tipos de anunciantes, conforme o seu segmento e sazonalidade. Com a profissionalização de todas as áreas, o Jornal Metas adquiriu credibilidade e se firmou com um veículo isento, plural e comunitário. Em novembro de 2006, a publicação passou a ser bissemanal.  (quartas e sábados), junto com uma reformulação gráfica que propôs um visual mais moderno, dinâmico e agradável à leitura. O Jornal Metas foi também o primeiro jornal da cidade a estar na internet, e o primeiro a ter cores em todas as suas páginas. Hoje, são 32 páginas coloridas, com informações nas mais diversas áreas. A cada edição, 4.500 exemplares são impressos, sendo que 4 mil são direcionados para assinantes.

LEIA TODAS AS MATÉRIAS DO ESPECIAL

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube