A ferrovia na memória dos gasparenses

Caderno especial resgatou a história dos caminhos de ferro no vale do Itajaí

Por

Os trilhos da ferrovia que passava pelo Vale do Itajaí deixaram de existir há muitos anos, porém as memórias ainda vivas nas mentes das pessoas e a preocupação com a falta de preservação de nossa história fizeram com que o Jornal Metas investisse em uma reportagem que fala do passado, presente e também do futuro da ferrovia nesta região.

Publicada em novembro do ano passado, esta é uma das matérias que mais marcou os leitores do Jornal Metas, talvez por relembrar fatos de um meio de transporte que deixou saudade ou ainda por se manter atual devido a discussão que corre sobre no novo traçado da Ferrovia da Integração, que pode trazer os caminhos de ferro de volta a Gaspar e ao Vale do Itajaí. Ligar o Oeste ao Leste por meio de uma ferrovia para escoar a produção é uma ideia pelo qual os políticos começaram a se mobilizar apenas neste ano, enquanto no ano passado o Jornal Metas já destacava a necessidade de uma maior participação política e popular para conseguir esta opção de transporte, prevista no PAC 2.

Visitas ao Arquivo Histórico de Blumenau, a Rio Negrinho, Apiúna e, é claro, a casa de muitos gasparenses que viveram a realidade do trem foram utilizadas para captar o conteúdo da reportagem especial. A emoção destas pessoas em relembrar o momento da última vez em que o trem passou pela cidade, assim como em falar sobre o trabalho dos funcionários de ferrovias fez com que muitos também começassem a pensar sobre o tempo em que os trilhos cortavam a cidade. Certamente, quem viveu o trem e quem espera ainda vê-lo passar por aqui.

Todos os textos e fotos da reportagem podem ser vistos no site www.jornalmetas.com.br/caminhosdeferro que ainda traz vídeos de algumas entrevistas e uma linha do tempo animada.