A história não se apaga

Quanto mais a vegetação cobre os morros do Vale do Itajaí, mais as marcas físicas da tragédia climática  de 2008 se apagam. O que não se apagam são as recordaçõess das famílias que sofreram perdas irreparáveis diante de um desastre natural nunca antes ocorrido em nossa região. A cada novembro, as recordações se tornam mais vivas e a dor bate forte nos corações ainda enlutados  dos  moradores. Muitos preferem não mais falar da tragédia, pois creem que  o silêncio é o melhor cicatrizante para as feridas que se abriram depois do fatídico novembro de 2008. 

Neste sábado, dia 23, completam-se exatos cinco anos que a natureza em fúria avançou sobre o homem, respondendo às agressões que vinha sofrendo ao longo dos séculos de ocupação do Vale do Itajaí. Tão bela e encantadora, mostrou seu poder de reação da maneira mais cruel possível: destruindo, ferindo e matando. 

Prevenção

Relembrar os acontecimentos faz parte do trabalho jornalístico, porém muito mais do que reabrir as feridas é mostrar o que de fato as autoridades fizeram e estão fazendo para prevenir catástrofes como a de novembro de 2008. Os antecedentes revelam que por diversas vezes, os moradores foram surpreendidos por enchentes e enxurradas, mas não um desastre natural das proporções do ocorrido em novembro de 2008. Por isso, de lá para cá a sociedade passou a discutir esses fenômenos com mais intensidade. Muito se pesquisou e dezenas de teses foram formuladas para se explicar o que de fato está acontecendo com o nosso clima e as nossas matas. 

E o mais preocupante é que os especialistas em clima e geologia admitem  que o fenômeno de 2008 pode voltar a se repetir. Portanto, o que parece hoje sereno e silencioso, amanhã pode se mostrar tão destruidor quanto há cinco anos. Cabe ao homem decidir  se quer ou não se proteger.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube