Dicas para não cair no Black 'Fraude'

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Um alerta aos consumidores que pretendem ir as compras nesta sexta feira dia 24 de novembro por ocasião do "blaçk friday". Nos anos anteriores foram constatadas maquiagens de preços. Uma das regras é pesquisar o preço do produto que você pretende comprar para ver se ele realmente está em promoção". "Algumas empresas sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. Prática essa considerada publicidade enganosa".

Por isso, recomenda-se evitar compras por impulso, realizar pesquisa ampla para que possa obter o desconto anunciado e obter sucesso na sua compra.

Dicas: 

1 - Acompanhe a evolução de preço do produto e veja se o desconto oferecido é condizente.

2 - Fique atento ao prazo de entrega e exija Nota Fiscal.

3 - Faça uma pesquisa sobre a empresa, se possui canais de comunicação com o consumidor; se o CNPJ está atrelado a problemas judiciais; se o fabricante já fez alguma queixa.

4 - Fique atento à política de troca da empresa. O Código de Defesa do Consumidor garante a troca para compras online e por central telefônica em até 7 dias depois do recebimento, sem justificativa. Nas lojas físicas, a troca não é obrigatória, mas por prática dos usos e costumes, normalmente o prazo é de 30 dias.

5 - Procure saber se o site é nacional. O Código de Defesa do Consumidor só vigora em casos de empresas estabelecidas no Brasil.

6 - Em caso de descumprimento do prazo de entrega, a empresa pode ter que devolver o dinheiro ou até mesmo indenizar o consumidor.

7 - A loja deve garantir o funcionamento do produto seja ele novo ou de mostruário.

8 - Garantia estendida deve ser uma contratação opcional do consumidor e não obrigatoriedade de venda, mesmo em condições especiais de preços.

9 - Desconfie dos valores muito abaixo dos praticados pelo mercado.

10 - Em caso de ser lesado em alguma compra, um preço não condizente com alguma promoção, por exemplo, procure o PROCON da sua cidade, o qual vai notificar a empresa. Caso não resolva a questão, acione a Justiça.

Nos últimos dias estamos recebendo várias reclamações de sites fraudulentos, esses disponíveis no facebook e instagram. Portanto não clique para comprar, não faça pagamento do boleto. Caso efetive a compra através do pagamento e não receba seu produto, registre um Boletim de Ocorrência.


Boletos vencidos de qualquer valor já podem ser pagos em todos os bancos  

Uma boa noticia para os pagamentos em bancos. A partir de 27/10/2018 o consumidor pode pagar boletos acima de 1 real em qualquer agência e correspondente bancário, mesmo já vencidos. Mas atenção, para isto o boleto tem que estar cadastrado junto a plataforma da FEBRABAN. Caso o consumidor tenha dificuldade durante o pagamento, deve procurar o emissor do boleto.Mas, se houver recusa injustificada da agência ou correspondente em receber o pagamento, DENUNCIE junto ao PROCON da sua cidade.