Oitava eleição garante a Gaspar o título de vereador mais longevo do Vale
-
Contam que o vereador teria um ENTITY_quot_ENTITYcaderninhoENTITY_quot_ENTITY com o nome de todos os seus eleitores (Fotos: ARQUIVO PESSOAL)
Ao final da próxima legislatura, Melato terá completado 32 anos de mandatos no legislativo gasparense
Numa época em que se fala tanto em renovação na política, Gaspar seguiu na direção oposta e elegeu pela oitava vez o mesmo vereador. Aos 68 anos, José Hilário Melato (PP) se tornou não só o parlamentar com mais mandatos na Câmara de Vereadores de Gaspar, como também do Vale Itajaí. Seguramente é um dos políticos com mandato mais longevo de Santa Catarina.
Com mais essa legislatura, que inicia em janeiro de 2025, José Melato poderá chegar a incríveis 32 anos ocupando assento na Câmara Municipal.
Filho de João Melato e Olivia Bergamo Melato, José Melato nasceu em Brusque e cresceu no bairro Barracão. O tempo de mandato é quase o mesmo que trabalhou na Ceval (atual Bunge), onde exerceu diversos funções por 33 anos. Quando ainda estava na empresa gasparense, elegeu-se pela primeira vez ainda no século passado. De 1993 para cá, Melato apenas não foi vereador entre os anos de 2005 e 2008 quando não conseguiu a reeleição.
Mas, a saga de Melato na política gasparense iniciou dez anos antes de ser eleito pela primeira vez. Ele disputou sua primeira eleição em 1982, com 26 anos de idade. Na época, o Brasil retomava o caminho da democracia e o governo convocou eleições gerais para governador, senador, deputado (federal e estadual), prefeito e vereador. A curiosidade deste pleito era que valia somente "voto vinculado": o eleitor teria que escolher candidatos de um mesmo partido sob pena de ter o seu voto anulado. Nesta época, o voto ainda era em papel. Melato obteve 226 votos, sendo apenas o 24º mais votado. Ele ficou com a quarta suplência do PDS.
Melato não desistiu e tentou na eleição seguinte, em 1988, e novamente ficou como suplente, desta vez do PDC, partido que elegeu o prefeito Francisco Hostins. De volta ao PDS, Melato finalmente conquistou a tão almejada cadeira no legislativo gasparense nas eleições de 1992, sendo o quinto mais votado com 535 votos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Melato voltaria a se eleger vereador nos anos de 1996, 2000, 2008, 2012, 2016, 2020 e agora em 2024.
O vereador mais longevo do Vale do Itajaí é também um dos que ocupou por mais tempo a presidência da Câmara Municipal de Gaspar na história. Atualmente, Melato cumpre o seu quarto mandato à frente da Casa de Leis, onde já esteve em 2009, 2011 e 2015.
Se existe segredo para tanta longevidade no parlamento gasparense, Melato não revela a ninguém. Mas, todo esse tempo de mandato fez surgir alguns folclores em torno das suas campanhas políticas. A mais conhecida é que ele guarda, a sete chaves, um caderninho, onde registra o nome de todos os seus possíveis eleitores. Quando chega a campanha, Melato sai de porta em porta garimpando votos. Se esse caderninho existe ou não, o fato é que o vereador vai para o seu oitavo mandato usando como principal argumento a experiência numa forma antiga, mas ainda eficiente de fazer política: o chamado "corpo a corpo".
O mais longevo de SC
-
Nirdo vai completar 52 anos de parlamento palhoçense (Fotos: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE VEREADORES DE PALHOÇA)
Quem se espanta com um vereador de oito mandatos é porque não conhece Nirdo Artuz Luz, o Pitanta, como é conhecido em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. Ele é oficialmente o vereador com mais tempo de parlamento em Santa Catarina. Pitanta elegeu-se neste domingo, dia 6, para o seu 12º mandato na Câmara de Vereadores palhocense com 2.252 votos. Nirdo tornou-se vereador pela primeira em 1976, em pleno Regime Militar, com 22 anos, pela antiga Aliança Renovadora Nacional (ARENA). A presidência da República era exercida pelo General Ernesto Geisel. Desde lá, Pitanta, hoje com 70 anos, vem acumulando reeleições. Já chegou a ocupar interinamente a prefeitura da cidade, mas é no legislativo que ele se sente mais à vontade. Ao final do próximo mandato, Pitanta terá completado 52 anos de parlamento, ou seja, mais de 2/3 da sua sua vida passou na função de vereador. Pitanta já esteve filiado a 11 partidos políticos e atualmente está no PL. E você, eleitor: acha que tanta longevidade num cargo é benéfico ou não ao sistema político do país? Opine.
-
Nirdo vai completar 52 anos de parlamento palhoçense (ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA DE VEREADORES DE PALHOÇA)
-
Juntos eles somam, hoje, quase 80 anos de mandato legislativo (FOTOS: CVP E ARQUIVO PESSOAL)
Deixe seu comentário