Protetor dos motoristas

Católicos vão homenagear São Cristóvão

O final de semana será de festa e celebrações religiosas para o padroeiro dos motoristas, comemorado no dia 25

Réprobo foi um grande guerreiro que servia aos reis que o contratavam na região da Palestina, onde nasceu. Certo dia, conta a história, ele abandonou as armas e tornou-se um homem extremamente voluntarioso. De porte físico avantajado, passou a ajudar os viajantes a atravessarem um rio profundo, onde muitos haviam morrido afogados. Certo dia, ele carregou um menino no ombro e quanto mais avançava mais o garoto pesava, até que Réprobo reclamou de parecer estar carregando o mundo nas costas, e veio a resposta do menino: "Não o mundo, mas o seu criador". A partir daí, Réprobo virou Cristóvão - aquele que carrega Cristo - e, após a sua morte - decapitado por um rei tirano, ele foi canonizado pelos muitos milagres que realizou. Hoje, São Cristóvão é o símbolo da defesa da vida de quem está ao volante. Por causa do exemplo de pessoa voluntariosa, é que as celebrações festivas e religiosas em sua homengem sempre reúnem centenas de devotos. Neste fim de semana não será diferente. A comunidade São Cristóvão, no bairro Gaspar Grande, prepara uma grande festa para o padroeiro, ao mesmo tempo em que serão renovados os pedidos de proteção a todos que diariamente enfrentam ruas e estradas do País. IMG_9604.jpg
A Festa de São Cristóvão é uma das mais populares de Gaspar, com um exército de 200 voluntários, que se dividem nas tarefas de preparar o evento e as celebrações religiosas que devem reunir milhares de católicos. Alguns voluntários trabalham desde a primeira edição, em 1984. É o caso de Andréia Schneider, 45 anos, que aos 13 já acompanhava sua mãe, Margarida Schneider, na cozinha. "É gratificante ter saúde para ajudar a fazer essa maravilhosa festa", diz Andréia com a simplicidade de uma devota a São Cristóvão. 
Ela, que também é secretária do CPC - Conselho Pastoral da Comunidade, revela que todos os seus sete irmãos ajudam, além da mãe, que aos 76 anos não sente o peso da idade. Virtuosa dos Santos, 56 anos, também filha de Margarida, se emociona ao falar da festa. "É diferente do trabalho lá na minha empresa, aqui sou voluntária; fiz e ainda faço muitos amigos, reencontro as pessoas que não vejo há muito tempo e isto é gratificante", orgulha-se a simpática senhora. Na manhã de quinta-feira (23), mãe e filhas preparavam a massa dos bolos que serão vendidos durante o final de semana. 

Novo piso vai ajudar os dançarinos

Vice-coordenador da CPC, Mário Francisco Fantoni, o popular Maroca, conta que as reuniões para a preparação da festa começam algumas semanas antes, e desde a segunda-feira (20) os voluntários se encontram diariamente no centro comunitário, para preparar a gastronomia e todo o ambiente que cerca a festa, desde a área de estacionamento onde dezenas de caminhões vão ficar após a procissão até a decoração da nova igreja, inaugurada em 2011. "Estamos trabalhando para oferecer uma grande festa para toda comunidade gasparense", afirma Maroca, que tirou férias da empresa onde trabalha exclusivamente por causa do evento deste final de semana. O coordenador explica ainda, que para a festa deste ano, o salão da comunidade foi concluído, com um novo piso que vai dar mais comodidade e segurança aos visitantes, em especial para os dançarinos. E a programação musical, revela Maroca, está muito boa, com o baile a partir das 22 horas de sábado com a Banda Sagytaryus, que repete a dose na tarde de domingo. Maroca diz que a comunidade de São Cristóvão está preparada para receber o público. "Podem vir que será uma grande festa", garante o vice-coordenador.

Procissão reúne centenas de veículos

 

Se para alguns moradores de Gaspar, ser despertado cedo, com o ronco dos motores de dezenas de caminhões, não é muito agradável, para outros é o principal momento da programação da Festa de São Cristóvão. A procissão, tradição dos motoristas, vai novamente mexer com a cidade nas primeiras horas da manhã de domingo. Puxando a fila vai estar o Volvo FH440, da Transportes Andriel e ZM Transportadora, do bairro Belchior Alto, com o privilégio de carregar a imagem do santo padroeiro. Tudo começa às 7h15min, mas os motoristas devem chegar meia hora antes e se alinhar na enorme fila que deve se formar na Avenida Deputado Francisco Mastella, entre o trevo da Parolli e o Ginásio João dos Santos.A partir das 6 horas, o trânsito estará interrompido em toda a extensão da avenida, tendo os motoristas a Rua Itajaí como alternativa para sair ou acessar o centro da cidade.IMG_7332.jpg

 

A procissão segue até a Comunidade São Cristóvão, no bairro Gaspar Grande, onde na sequência acontece a Missa dos Festeiros. 
Sócio-proprietário da Andriel, Luiz Otávio de Oliveira, 55 anos, o popular Zico, é colaborador da Festa de São Cristóvão desde a segunda edição, em 1985. Conhecido caminhoneiro do Belchior, ele tem milhares de quilômetros rodados e muitas histórias para contar nestes 25 anos dedicados à profissão. Em 2010, Zico decidiu descer da boleia e abrir sua própria transportadora. Além do caminhão com a imagem do padroeiro, outros seis veículos da frota vão acompanhar a procissão. 
Luiz já se envolveu em dois graves acidentes de trânsito, mas acredita que a devoção ao santo salvou-lhe a vida. Por isso, o domingo será especial para ele, pois será a oportunidade de agradecer a São Cristóvão pela proteção. "Estou esperando por este momento há 30 anos", admite Luiz, que vai dirigir o caminhão tendo como companhia o seu irmão mais jovem, Marcelo Ivo de Oliveira. 

 

Programação da Festa

Sábado 25 

19 horas/ Missa. Em seguida  completo serviço de bar e cozinha.

22 horas/ Abertura do baile com a Banda Sgytaryus
 
Domingo 26

7h15min/ Saída da procissão em frente ao ginásio de esportes João dos Santos

9h30min/ Previsão de chegada da procissão e do Santo até  a capela São Cristóvão e início da missa.

12h/  Almoço e completo serviço de bar e cozinha.

16h/  Tarde dançante com a Banda Sgytaryus

 

 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube