A honra de conduzir o santo
Neste ano, a empresa Ceramfix será a responsável por levar a imagem de São Cristóvão na procissão
Todos os dias de manhã, antes de pegar a estrada, o caminhoneiro Aldo Fagundes, 63 anos, faz uma oração e pede proteção a São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida. A devoção é antiga, aprendida mesmo antes das primeiras aulas de direção. “Desde jovem eu acompanhava as festas de São Cristóvão e de caminhoneiros. Fazia isso porque meu sonho de criança era dirigir caminhão, quis esta profissão desde os 11 anos, então sou devoto antes ainda de ser caminhoneiro”, conta Aldo. Há 10 anos, ele trabalha na Transportes Evolução - uma transportadora que pertence à Ceramfix Argamassas e Rejuntes - e, por ser o motorista mais antigo da empresa, foi o escolhido para dirigir o caminhão que levará a imagem de São Cristóvão na tradicional procissão de domingo. Dia 27, sua tarefa será acordar cedo, fazer mais uma oração e conduzir o caminhão, decorado especialmente para a ocasião, no trajeto que vai do Ginásio João dos Santos até a Capela São Cristóvão.
Ele conta que está muito feliz com a oportunidade de puxar esta procissão tão simbólica. Quando foi perguntado se está ansioso para domingo, respondeu rapidamente “Muito!”, com um grande sorriso. “Já passei por muitas situações difíceis, como estar em algum lugar perigoso, passar por um local com risco de assalto ou até mesmo atolar o caminhão. Nessas horas, sempre me agarrei ao meu santo para me proteger”, revela. Natural de Curitibanos, Aldo já conheceu o Brasil de Norte a Sul, mas hoje faz uma rota mais curta de 80 quilômetros, e por isso consegue estar em casa quase todas as noites com a família, que hoje mora em Gaspar. “Apesar das dificuldades, gosto muito da vida de caminhoneiro. Não há uma rotina e fazemos muitas amizades em todos os lugares, mas antes, a saudade de casa sempre apertava”, admite.
Procissão
Conduzir a imagem de São Cristóvão em procissão é uma honra para os fiéis do santo. Todos os anos, uma empresa de Gaspar é escolhida pela diretoria da comunidade e, em 2014, a Ceramfix foi a eleita. “Apesar de não ter participado antes da procissão, sempre a acompanhei. Moro na Avenida das Comunidades ver os caminhões passarem sempre me emocionou. Nunca tinha imaginado que iriam nos convidar e levar o santo é motivo de grande alegria para nós. Estamos muito ansiosos e eu gostaria de agradecer à comunidade e a sua diretoria pela oportunidade. Certamente continuaremos participando”, conta Antônio Carlos Schmitt, diretor comercial da Ceramfix. A Transportadora Evolução pertence à Ceramfix e foi criada para suprir a demanda da empresa. No domingo, de 15 a 20 caminhões da empresa devem estar na procissão. Ele revela que sempre gostou de caminhões e que por alguns anos trabalhou como caminhoneiro, por isso, para ele e para a empresa, é uma grande honra e satisfação poder puxar a procissão. No sábado, ao meio dia, haverá um pré-evento na comunidade Santo Agostinho, localizada no bairro Macuco. Carlos convida toda a comunidade a participar do almoço, que é aberto ao público e acontece após o caminhão da empresa ser enfeitado.