Ventos assim só no Terral | Especial 90 anos de Gaspar
Gaspar tem um turismo muito forte, que atrai os olhares de todo o Brasil. Um destes atrativos fica no bairro Santa Terezinha. O Morro do Parapente, conhecido também como Morro Cruz ou Morro Pelado, tem a melhor vista da cidade, do Rio Itajaí Açu e até do litoral. Com 290m de altura, foi considerada a melhor rampa para voos livres com ventos terrais de todo o Sul do Brasil.
O visitante que for a esse local, pode escolher entre voo livre, parapente e asa delta. Vandinei Schmitt, o Vando, administrador do Espaço Terral e membro de Diretoria do Clube de Parapente do Vale, explica que o Morro do Parapente tem uma importância cultural para a cidade. “Através, do voo livre, que começou em Gaspar em 1995, outras vertentes culturais começaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, como musical e a inserção de outros esportes radicais nesta região”, observa.
Vandinei conta que foi somente em 1995, que pilotos e amantes deste esporte descobriram os potenciais do Terral, que virou símbolo de turismo e liberdade, um ano após foi fundado o Clube de Parapente do Vale. Desde então, anualmente é realizado eventos de voos parapente, sempre no mês de maio, que reúne as maiores feras deste esporte e turistas do mundo, trazendo também desenvolvimento, renda e turismo para Gaspar.
“Este espaço também é lugar de muita fé para as famílias de Gaspar. Antes de virar o Morro Parapente, havia uma Capela de Nossa Senhora Aparecida, onde anualmente era celebrado a Missa no dia 12 de outubro em homenagem a padroeira do Brasil. A Capela ainda existe e foi restaurada nos últimos anos pela administração do espaço”, conta, Vandinei.
Devido a visão empreendedora da Família Schmitt, organização e valorização do clube, hoje o Morro do Parapente é um dos locais mais estruturados do Brasil para a prática de voos livres. O Espaço Terral abre aos sábados e domingos das 8h às 20h. Durante a semana, o espaço é aberto para visitação, mediante agendamento prévio.