Roteiro de águas naturais e cristalinas | Especial 90 anos de Gaspar

Afinal, o município possui o maior complexo de parques aquáticos de água natural do Sul do Brasil

 Roteiro de águas naturais e cristalinas |  Especial 90 anos de Gaspar

Gaspar é a Capital Nacional da Moda Infantil, mas também poderia ostentar o título de Capital dos Parques Aquáticos. Afinal, o município possui o maior complexo de parques aquáticos de água natural do Sul do Brasil. Tanto é verdade que a Prefeitura e empresários do setor criaram o Rota das Águas, um roteiro turístico pelos oito parques aquáticos. De acordo com números divulgados pela Prefeitura, em média, 200 mil pessoas visitam os parques aquáticos a cada temporada, muitas delas vindas de outras regiões do Brasil e até de países do Mercosul. 

A natureza não foi apenas generosa abastecendo Gaspar com água em abundância. Encravados entre as montanhas dos bairros Belchior e Arraial D’Ouro, e cobertos por muito verde, os parques oferecem diversas atrações como toboáguas, trilhas, arvorismo, área de esportes e até hospedagem. O mais antigo, o Cascata Carolina, data de 1984. 

Mas, nada comparado ao que é hoje. O parque era um empreendimento familiar, onde moradores do Belchior se reuniam no final do dia para um happy hour. “Nós estamos em uma região muito rica, com muitos recursos naturais e contato com a natureza, as informações que sempre recebemos dos proprietários dos parques aquáticos é que eles começaram como um negócio familiar”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Pablo Fachini.

Natureza exuberante

Os proprietários do Cascata Carolina, como dos demais parques, cresceram banhando-se em cachoeiras, cascatas e riachos, até que alguns deles viram na natureza exuberante um potencial negócio, criando mais uma opção de renda já que os ganhos com a agricultura inviabilizava o sustento das numerosas famílias. Daí pra frente, a estrutura dos parques foi sendo ampliada e os donos viraram empresários das águas. Outro detalhe importante é que os proprietários passaram a se preocupar muito mais com a preservação da natureza, pois dependem dela para manter seus negócios em funcionamento. A natureza agradece. 

A temporada de verão nos parques aquáticos começa em novembro e se estende até março. Para 2023/2024, a estimativa é que 250 mil pessoas visitem os parques aquáticos de Gaspar. Fachini observa que o Rota das Águas foi o primeiro grande atrativo turístico de Gaspar, levando o nome da cidade para além das fronteiras de Santa Catarina. “O Rota das Águas possui uma riqueza gigantesca e a gente sabe que as pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer esse destino turístico sempre retornam e trazem mais pessoas”, afirma o secretário.

Ele também chama atenção para a importância econômica do complexo de águas, pois além de atraírem turistas para a cidade, os empreendimentos geram cerca de 300 empregos diretos e indiretos na alta temporada.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube