{{channel}}
Lições de aula em formato digital
A sala de aula da escola Augusto Schramm, bairro Macuco, conta com uma novidade que a diferencia de todas as demais classes do município: laptops para todos os alunos.
A escola recebeu, no dia 27 de março, os 12 computadores, que começaram a ser usados pelos estudantes nesta semana. As máquinas vieram por meio do programa “Um computador por aluno”, do Programa Nacional de Educação no Campo. Os alunos podem, inclusive, levar os computadores para casa, mediante um termo de compromisso assinado pelos pais, onde eles se responsabilizam pelos cuidados no manuseio do laptop e também em devolvê-lo após o fim do ano letivo. A escola é multisseriada e conta com 11 alunos entre 1º e 5º ano, séries que recebem o equipamento. O último compotador ficou com a direção da escola, para o caso de entrar algum aluno novo na escola.
A diretora Ivonete Zimmermann Merlo explica que o material será usado como uma espécie de livro didático, onde podem ainda ser encontrados uma série de jogos educativos que irão estimular a aprendizagem das crianças. “O computador poderá levar a criança além. Tenho certeza de que os jogos farão com que as crianças aprendam com mais facilidade”, destaca. Além disso, havia vários alunos na escola que nunca tiveram contato com um computador até a participação no programa. A diretora percebe que o equipamento gerou mais interatividade entre os alunos, que ajudam um ao outro e fazem troca de conhecimento pelo o que conseguiram encontrar no computador.
A professora de artes, Rosicléia Melori Ribeiro Borges, ainda teve pouco contato com o novo método, porém já aprovou a ideia. “Há mais possibilidades de trabalho. Não precisarei mais imprimir uma obra de certo artista para mostrar às crianças, agora posso passar várias obras do mesmo artista para os alunos por meio de um pen drive”, comenta.
As crianças também já mostraram empolgação com o que encontraram no laptop. Mateus William Martins, 8 anos, está encantado com os joguinhos educativos. Já Luiz Fernando Schmitt, 7 anos, utiliza-o em casa também para ir além do que aprende em sala de aula. “Minha irmã me mostrou joguinhos na internet para aprender idiomas, estou tentando saber mais sobre o inglês”, conta o menino.