Amor e paixão em ritmo sertanejo

A dupla Everton e Murilo busca o seu espaço

Por

A dupla Everton e Murilo busca o seu espaço

Os primos Everton José de Novaes, 20 anos, e Murilo Batista, 23 anos, tem no DNA o talento para a música. Por isso, a paixão veio ao natural. Enquanto os amigos jogavam videogame, Everton e Murilo aprendiam a cantar e tocar instrumentos musicais. Em 2003, montaram uma banda de rock e a batizaram de Nômade. O grupo se apresentava em festivais de motocross e eventos da prefeitura de Gaspar. O trabalho era encarado como um passatempo. No final de 2008, a banda virou dupla e veio a proposta de fazer do hobby  um trabalho sério. Os meninos retornaram às suas raízes familiares e formaram a dupla sertaneja Everton e Murilo. O sucesso foi imediato. “O sertanejo é um genêro musical do Brasil, temos que valorizá-lo”, opina Everton.
Desde então, os jovens artistas do bairro Santa Terezinha embalam as noites dos fãs do gênero sertanejo em diversos bares da região. O próprio Mira, músico e proprietário do Recanto da Viola, em Gaspar, é grande admirador da dupla e já declarou que acredita no talento deles.
E não é só Mira, que na década de 1980 formou uma famosa dupla com Miramar, que aposta nos jovens músicos. De uns meses pra cá, a agenda de shows de Everton e Murilo está quase sempre completa nos finais de semana. Everton lembra que o primeiro show foi em um evento da Comercial Xavico. Desde então, a dupla se apresentou na Choperia Expresso em Blumenau, no Dona D e na Varanda Sertaneja em Gaspar, Pilequinho e Havana em Navegantes, Choperia Pomerana em Pomerode, Celebration em Brusque, entre outras casas noturnas, além de eventos em CTG`s - Centros de Tradição Gaúcha.
A dupla abriu um show da banda gaúcha Garotos de Ouro. “Foi o nosso maior público até hoje”, conta Murilo. Segundo ele, a platéia é cada vez maior. O sertanejo universitário, depois de estourar no ano passado, traz cada vez mais gente para as baladas da região. Algumas pessoas tinham preconceito, outras vergonha de assumir a preferência pelo sertanejo”, acredita Everton, e acrescenta:  “as coisas mudaram, mais gente gosta do sertanejo e o preconceito desapareceu”. A dupla acredita que diversos estilos musicais estão se multiplicando e ganhando a preferência do público. “Há espaço para todos, basta um respeitar o outro”, resume Everton.
  
Autoria

Everton e Murilo têm no currículo quatro músicas de autoria própria. O próximo passo é conseguir que uma dupla famosa grave estas canções. “Vale a pena pagar um compositor de renome para ter uma música de qualidade”, afirma Murilo. As canções da dupla não estão sendo tocadas nos shows porque um cd está no forno, pronto para ser lançado. Paralelamente, eles trabalham em um projeto “demo” para se lançarem definitivamente no circuito musical. No palco, as canções de César Menotti e Fabiano, Vítor e Léo, Hugo Pena e Gabriel, Jorge e Matheus – e outras duplas sertanejas famosas – são interpretadas com extremo apuro musical. 
Murilo explica que o repertório varia conforme o público.  “Em  bares e lanchonetes as pessoas gostam mais do sertanejo clássico, também apreciam muito a moda de viola. O público nesses lugares também é maior e mais animado. “Tem noites que tocamos para mais de 200 pessoas”, revela Murilo.
Em espaços como o Varanda Sertaneja, o público prefere músicas dançantes. Ja em casas de baladas como a Dona D ou a Expresso, o que predomina é a moda do sertanejo universitário. Segundo Everton, o ponto forte deste novo estilo musical não é só o fato da canção ser animada, mas também porque aproxima mais os casais. “Fica mais fácil o garoto chegar na menina, e tirá-la para dançar”, observa.
Os pais sempre apoiaram a decisão dos filhos e investem no sucesso da dupla que já ganhou prêmios no Festival Estudantil da Canção de Gaspar. Everton e Murilo preferem o sertanejo, mas não deixam de respeitar outros estilos musicais. “Cada um tem o seu talento”, diz Murilo. Ele também destaca a preferência de muitos gasparenses pelo estilo sertanejo. “O primeiro passo para o sucesso é ser reconhecido no lugar de onde a gente vem”, observa Everton. Quem quiser conferir o talento da dupla Everton e Murilo em Gaspar tem duas oportunidades no mês de junho. No dia 13 eles vão animar a festa Arraiá da Galera, e no dia 20 de junho se apresentam no Open Hill. Vale a pena conferir.


“Algumas pessoas tinham preconceito, outras vergonha de assumir a preferência pelo sertanejo”.
Everton Novaes

“Vale a pena pagar um compositor de renome para ter uma música de qualidade”. Murilo Batista