SC abre colheita do arroz nesta quinta
Evento acontece em Massaranduba, no Vale do Rio Itapocú
A Epagri, em parceria com a cooperativa Juriti, Brazilrice, Sindarroz-SC e Ocesc, realiza nesta quinta-feira, 18, a 6ª Abertura oficial da colheita do arroz de Santa Catarina, no Pavilhão de Eventos Massaranduba, das 7h às 17h. A cidade é conhecida como a Capital Catarinense do Arroz. São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas entre agricultores, técnicos e autoridades.
A 6ª Abertura oficial da safra contará com 13 estações técnicas, palestras e exposição de empresas ligadas à agropecuária, entre outras atrações. A solenidade acontece às 11h, no pavilhão B. Durante a manhã o evento terá ainda demonstração de pulverização com avião e drone e show de acrobacias aéreas.
A programação da tarde prevê duas palestras. Às 14h o gerente de produtos agropecuários da Conab, Sérgio Roberto dos Santos Junior, falará sobre rizicultura. Mais tarde, às 15h, o pesquisador da Epagri, Bruno da Silva, faz palestra sobre produção de tilápias. Os dois encontros acontecem no pavilhão B.
Maria Luiza Tomazi Pereira, extensionista da Epagri em Massaranduba, explica que há alguns anos a cooperativa Juriti instalou um abatedouro de tilápia, com capacidade para processar 20 toneladas ao dia. Mas atualmente falta produção na região para atender a demanda. Por isso, a instituição incluiu a produção de tilápias na programação do evento de abertura da colheita do arroz, com objetivo de oferecer informação e estimular os agricultores a ingressarem nessa cadeia produtiva.
Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil, e o campeão em produtividade. Segundo dados da Epagri/Cepa publicados pelo Observatório Agro Catarinense, o Estado deve produzir 1.244.485 toneladas do grão na safra 2023/24, com uma produtividade média de 8.541 Kg por hectare. A área plantada será de 145.709 hectares. Na safra 2022/23 a produção catarinense de arroz chegou a 1.264.922 toneladas, numa área plantada de 147.031 hectares. A produtividade média ficou em 8.603 Kg por hectare.
Gaspar
A reportagem procurou a Prefeitura de Gaspar para obter informações sobre a safra de arroz no município, mas até o fechamento da edição da assessoria de imprensa e Secretaria de Agricultura e Aquicultura não haviam retornado os nossos pedidos.