Internacionalização de empresas cresce no Brasil e demanda equipes preparadas
Companhias investem em formação em inglês para capacitar funcionários e crescer no mercado internacional
Empresas brasileiras estão se preparando cada vez mais para a internacionalização, impulsionadas pela transformação digital. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral divulgada no mês de setembro mostra que as companhias têm feito movimentos internacionais de forma mais integrada aos seus objetivos estratégicos. O levantamento, intitulado “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, aponta que a maioria das empresas nacionais que atuam no exterior aumentou os investimentos no mercado externo nos últimos dois anos. Segundo a pesquisa, 45,1% das empresas brasileiras internacionais aumentaram os investimentos no exterior; 38,2% mantiveram no mesmo patamar; enquanto apenas 16,8% reduziram.
Um dos primeiros passos para quem pretende internacionalizar os negócios é a preparação da equipe. A Teclógica, empresa catarinense de TI com atuação em mais de dez países, adotou como uma das estratégias a capacitação do time, hoje com cerca de 100 colaboradores, em mais um idioma, neste caso a língua inglesa. Além das aulas de inglês in company, as equipes começaram a ter reuniões periódicas para praticar a conversação e as comunicações internas da companhia passaram a ser bilíngues.
"Incentivar o diálogo corporativo e o debate de assuntos mais formais – pouco abordados usualmente nos cursos tradicionais – influencia para que as pessoas se adaptem mais rápido à comunicação bilíngue em vários âmbitos da vida, inclusive no ambiente de trabalho", aponta o CEO da empresa, Clovis Vasselai. Segundo ele, a ação oportuniza aos colaboradores a chance de aplicar seus conhecimentos. “Ao contrário do ensino tradicional, quando inserimos algo em nossa rotina, isso resulta em um aprendizado contínuo, que não será esquecido. É por meio da periodicidade que ganha-se autoconfiança. Abraçar a língua inglesa na Teclógica foi a forma que encontramos para incentivar e destravar a comunicação do nosso time”. A analista de Marketing Bruna de Miranda, que participa das capacitações oferecidas pela empresa, conta que a Teclógica organizou aulas com turmas corporativas considerando o nível de conhecimento de cada um. "Há um ano temos aulas com professores uma vez por semana. São turmas pequenas onde podemos treinar a conversação junto com nossos colegas. Todos os comunicados internos também são feitos nas duas línguas (inglês/português), então todos os dias tenho a oportunidade de exercitar o vocabulário”, explica.