Osni Junior assume a presidência da Círculo
Ele substitui José Altino Comper, que passa a integrar o Conselho de Administração do Grupo Lince
(confira mais fotos no final desta reportagem)
Texto: Alexandre Melo/Jornal Metas
Fotos: Alexandre Melo e José Roberto Deschamps/Jornal Metas
A Círculo tem um novo presidente. Osni de Oliveira Junior assumiu oficialmente na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, em evento na sede do Grupo Lince, holding controladora da Círculo, Plasvale e outros negócios da empresa. Autoridades locais e estaduais, representantes de entidades empresariais, diretores e colaboradores das empresas do grupo se fizeram presentes. José Altino Comper, que presidiu a empresa por 14 anos, foi o grande homenageado do evento.
Osni Junior, 39 anos, é nascido em Gaspar. Formado em Administração de Empresas, ingressou na Círculo como estagiário; passou pelo piso de fábrica e sedimentou carreira nas áreas Comercial, de Vendas e de Marketing, nesta última chegou ao cargo de diretor. Para ele, José Altino Comper é uma inspiração, assim como para todos que trabalham na Círculo. O novo presidente pretende usar esses ensinamentos numa gestão de reforço da liderança no mercado interno e buscar ainda mais a internacionalização da Círculo, onde os produtos da empresa gasparense já chegam a 45 países.
Osni Junior disse que existe mercado e potencial para a empresa crescer ainda mais nos próximos anos e destacou a importância dos produtos Círculo na vida das pessoas. “A Círculo não é apenas uma empresa de fios e linhas, a Círculo dignifica as pessoas, pois quando elas têm os nossos produtos tem um emprego”, enfatizou. Essa peculiaridade, de não vender produtos acabados, mas sim de proporcionar às pessoas transformá-los em renda é, segundo Osni Junior, um dos grandes diferenciais do negócio. O desafio, acrescentou o novo presidente, “é fazer os consumidores irem cada vez mais às lojas comprarem os produtos Círculo”. Osni Júnior fez questão de enfatizar que mudou o comando, mas não a missão e os valores que a Círculo acredita e preserva. “Os padrões de trabalho, ética e comprometimento com clientes, consumidores, meio ambiente e a comunidade continuam os mesmos”.
A cerimônia também teve a palavra do presidente do Conselho do Grupo Lince, Leopoldo Schmalz, filho do fundador da Círculo, Leopoldo Theodoro Schmalz, há 85 anos. “As empresas tradicionais tem medo de errar, nós nunca tivemos medo de tentar, esse é o nosso diferencial. Você pode até errar, mas não pode deixar de tentar”, discursou. Sobre José Altino, Schmalz lembrou que é muito mais do que o presidente da Círculo. “É um grande amigo de longa data, desde 1974”.
Grande homenageado do evento, José Altino Comper, 71 anos, foi pego de surpresa, inclusive com a presença dos seus familiares, esposa, filhos, genro, netos e a mãe, de 91 anos. “Haviam me dito que teria um evento, mas não dessa grandeza”, admitiu. Depois de 34 anos, ele considerou este dia especial. “Pela manhã ainda passei na Círculo e já senti saudades. Vai me fazer muita falta, mas eles me deixaram ir lá de vez em quando para matar saudades”, brincou o agora ex-presidente, que passa a ocupar cadeira no Conselho de Administração do Grupo Lince.
Origem humilde
José Altino lembrou da sua origem humilde, de uma família de sete irmãos nascidos em Rio Oeste, no Vale do Itajaí. “Eu tenho no meu coração o valor das pessoas, eu vim de família simples, que lutou muito e sabe o quanto é importante dar a mão, isso é algo bacana. As coisas são simples, é só fazer que as pessoas vão se sentir realizadas e te agradecer”, afirmou emocionado.
Ele traçou uma rápida linha do tempo da sua trajetória profissional, que começou num açougue e depois num restaurante onde foi garçom. Já formado em Administração de Empresas foi admitido na Novel Sul, uma subsidiária de serviços de tinturaria da Círculo em Rio do Sul. “Eu sempre quis trabalhar na indústria têxtil, mas queria que fosse na Círculo, tanto que é a única empresa onde eu deixei currículo e fiz entrevista para emprego em toda a minha vida”, revelou. José Altino chegou à gerência da Novel Sul até ser convidado a assumir na mesma função na Círculo. Trabalhou em Gaspar até 1996, mas retornou em 2002 como diretor Administrativo e Financeiro; em 2009 chegou à presidência. Dirigindo-se aos líderes e gestores da Círculo, o ex-presidente disse que as pessoas precisam de oportunidades e, muitas vezes, elas estão ao lado e não são percebidas, e acrescentou: “Acredite que o dia de amanhã será melhor, mas faça a sua parte, porque se não fizer nada vai acontecer”.
Para finalizar, desejou sucesso ao novo presidente, a quem ele diz ter conhecimento da empresa e reconhecida capacidade de gestão. “O Osni Junior conhece e é competente, revolucionou o marketing. Ele vai deixar as pessoas trabalharem e elas vão entregar o que de fato a Círculo precisa, deixando a empresa cada vez mais líder, cada vez melhor para todos”.