"Comércio local é legal" visa fortalecer o setor no estado

Em comemoração ao Dia do Comerciante, nesta terça-feira (16), a Fecomércio SC, em parceria com sindicatos empresariais de todo o estado, lançou a campanha “Comércio local é legal”. O lançamento foi promovido em eventos simultâneos em 21 cidades catarinenses, reunindo empresários, sociedade civil, imprensa e a comunidade para destacar a importância do comércio local para a economia catarinense.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, ressaltou o objetivo da campanha como um esforço conjunto para apoiar e fortalecer empresários, empreendedores e trabalhadores em Santa Catarina. “Esta iniciativa visa valorizar o comércio local e fortalecer a economia do nosso estado. O setor de comércio e serviços é um dos principais motores de geração de emprego e renda em Santa Catarina, abrigando uma vasta rede de micro, pequenas e médias empresas”, afirmou Dagnoni.
Em 2021, o comércio e os serviços representaram 65,8% do PIB estadual. Até maio de 2024, Santa Catarina registrava 984 mil empresas ativas, das quais 77% pertenciam ao comércio e aos serviços, responsáveis por 52,2% da arrecadação total de ICMS em 2023. O impacto no mercado de trabalho foi significativo, com 64,7% dos empregos formais em 2022 concentrados nesses setores, e um saldo positivo de 588 mil novas vagas abertas em 2023. Internacionalmente, as relações comerciais catarinenses movimentaram US$ 11,6 bilhões em 2023, posicionando o estado como o nono maior exportador do país.
Em 2023, a Fecomércio SC registrou resultados positivos, com um crescimento de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista e um aumento de 8% no volume de serviços prestados. “Esses dados destacam a robustez e o dinamismo da economia catarinense. O comércio e os serviços desempenham papéis fundamentais no crescimento econômico e na geração de empregos”, afirmou Dagnoni.
O setor de serviços, abrangendo áreas como tecnologia da informação, saúde e educação, também contribui substancialmente para o PIB estadual, proporcionando infraestrutura e suporte essenciais para outras indústrias. “Essa campanha abrange também o setor de serviços e turismo. Podemos e devemos valorizar esses prestadores de serviços locais. É uma campanha que abrange todos os nossos representados”, acrescentou Dagnoni.
Francisco Hostins Junior, presidente do Sindilojas em Gaspar, destacou os desafios da campanha em meio à transição do comércio físico para o online. “Vivemos um momento de transição forte, mas o comércio físico sempre vai permanecer. A valorização que essa campanha traz é ótima, pois as pessoas próximas vão se unir cada vez mais, fazendo com que o cliente valorize o comércio do bairro, o empreendedor invista no bairro e na cidade, gerando mais empregos, e fazendo com que os impostos que giram em torno da economia local fiquem na cidade, fortalecendo a região”, disse Hostins Junior. Ele enfatizou a importância de valorizar a presença, o encontro e o contato no varejo físico, independentemente do segmento, além dos serviços de educação, saúde e turismo