Mais segurança
Moradores aguardam pela PM para implantar o Conseg
Cansados de tanta violência, os moradores do Santa Terezinha se organizaram em um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A ideia partiu do ex-presidente da Associação de Moradores, Nilson Oliveira, tomando como exemplo outros Consegs já implantados no município. Na época foi realizada uma reunião com cerca de 200 pessoas.
Com o apoio dos moradores, os líderes iniciaram o processo de criação do conselho. Uma diretoria provisória foi montada e o estatuto elaborado. Falta apenas o aval da Polícia Militar, para então ser instituída uma diretoria fixa, e estabelecer-se oficialmente o Conseg. A promessa é para fevereiro.
Segundo o presidente da diretoria provisória, Antônio Moraes Laurindo, as enchentes de novembro do ano passado atrasaram o processo de criação do conselho. "Estão priorizando a solução para os problemas ocasionados pelas enchentes", comenta. O mesmo serve para o policiamento no bairro.
Desde as enchentes, a incidência de assaltos aumentou no Santa Terezinha. De acordo com Antônio, o supermercado Zoni já foi assaltado três vezes desde novembro, além de moradores que tiveram suas casas invadidas. Nem a igreja do bairro escapou. Prejuízos de R$ 4 mil foram causados pelos ladrões. Além disso, é cada vez mais comum o consumo de drogas no bairro, principalmente por adolescentes. Antônio diz já ter viso jovens entrando no mato para fumar maconha.
"Todo mundo sabe quem é que faz isso, mas ninguém denuncia", lamenta. Entre as ações da futura diretoria do Conseg está a implantação da caixa de denúncias. Os moradores poderão usá-la sem se identificar. As informações serão repassadas à PM. As caixas já estão até prontas, mas enquanto a entidade não for legalizada elas não poderão ser usadas. Outra ideia é implantar projetos que envolvam as crianças e os adolescentes do bairro em atividades que possam tirá-los das ruas e da ociosidade, evitando a procura por drogas. "Esperamos que até fevereiro saia o aval, para iniciarmos nossos projetos", finaliza Antônio.