Golpes Contra Pessoas Idosas

Golpes Contra Pessoas Idosas

Golpes Contra Pessoas Idosas

Golpes Contra Pessoas Idosas
Golpes Contra Pessoas Idosas

Chegou a hora de conversarmos sobre três golpes que estão ficando cada vez mais sofisticados, os quais atingem, principalmente, as pessoas idosas:

1 - Golpe do consignado
Sem dúvidas é o principal tipo de golpe contra pessoa idosa existente hoje no Brasil. Só no ano passado foram 57.824 queixas registradas pelos Procons do país.
E ele também é o mais difícil de ser descoberto. Isso porque os golpistas conseguem os dados da vítima pela internet ou até mesmo por vazamento de informações da Previdência Social.
Com esses dados em mãos, eles fazem empréstimos consignados no nome do aposentado, que nem sabe que isso está acontecendo. Só vai perceber quando chegam os descontos do valor do empréstimo na conta em que ele recebe a aposentadoria ou pensão. (Idec)

2 - Golpe do Meu INSS
O golpe do Meu INSS traz a mesma engenharia utilizada no golpe do consignado. Por meio desses dados roubados de aposentados e pensionistas, os golpistas acessam o aplicativo do Meu INSS e, a partir dele, fazem empréstimos dos mais variados no nome da vítima.
O aposentado ou pensionista só percebe depois que as parcelas do empréstimo com os juros começam a ser cobradas dele. Ou, então, em situações mais graves, quando recebem em casa um processo por dívida ativa.

3 - Golpe do delivery
Muito comum em datas comemorativas, aniversários, Natal, Dia das Mães, dos Pais, dos Avós, entre outros.
Um entregador vai até a sua casa, fala que você recebeu determinado presente por algum motivo e diz que você só deve pagar a entrega. O problema é que esse pagamento deve ser feito pelo cartão de crédito. Ao pagar, a máquina está fraudada e passa um valor muito maior do que o dito pelo suposto entregador.
Para esse golpe, a dica é aquela que todo mundo sabe: desconfie de tudo e de todos. Do nada vai chegar um presente para você? Às vezes pode até ser que chegue, mas você não tem que pagar taxa alguma.
Faça o teste quando isso acontecer: diga para o entregador que só pode pagar em dinheiro, que você não tem cartão de crédito. Se ele não entregar ou tentar te convencer a pagar com o cartão, desconfie, pois as chances de ser golpe são grandes.
Não pague nada no cartão em lojas, sites ou entregas que você não sabe da procedência e da credibilidade.

O que fazer se você for vítima dos golpes contra pessoas idosas?
Algumas dicas são muito importantes para que você consiga reaver o dinheiro que perdeu nesses golpes:
•Guarde todos os documentos que tiver que provem que foi vítima de um golpe (por exemplo: comprovante de transferência bancária, registro de chamada telefônica do fraudador, entre outros);
•Entre em contato com o banco, financeira, INSS ou a determinada instituição que houve a prática do golpe. Peça a restituição do valor e o número de protocolo de atendimento. Guarde esse número;
•Se não pagarem e devolverem o valor que você perdeu, utilize o número de protocolo para fazer uma denúncia no Procon ou no site consumidor.gov.br;

•Faça também um boletim de ocorrência e explique tudo o que aconteceu;
•A instituição tem um tempo para poder te responder, depois que você fizer a denúncia no Procon e no consumidor.gov.br;
Se mesmo após a denúncia, a instituição não te devolver o dinheiro, entre na Justiça!

Consumidor bem informado, cidadão respeitado!

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube