Black Friday: Saiba seus direitos

Black Friday: Saiba seus direitos

A BLACK FRIDAY vai estar focada nas compras online, já que é uma realidade que veio pra ficar.
Assim fica o alerta aos consumidores que pretendem ir às compras no próximo dia 25 de novembro.
Nos anos anteriores foram constatadas maquiagens de preços.
Uma das regras é pesquisar o preço do produto que você pretende comprar para ver se ele realmente está em promoção”. “Algumas empresas sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. Prática essa considerada publicidade enganosa”.
Por isso, recomenda-se evitar compras por impulso, realizar pesquisa ampla para que possa obter o desconto anunciado e obter sucesso na sua compra.

Dicas:
Acompanhe a evolução - histórico de preço do produto e veja se o desconto oferecido é condizente. Analise todos os detalhes com muito cuidado.
Confira se o site é confiável.

Fique atento ao prazo de entrega e exija Nota Fiscal.
Fique atento à política de troca da empresa. O Código de Defesa do Consumidor garante a troca para compras online e por central telefônica em até 7 dias depois do recebimento, sem justificativa. Nas lojas físicas, a troca não é obrigatória, mas por prática dos usos e costumes, normalmente o prazo é de 30 dias.
Em caso de descumprimento do prazo de entrega, a empresa pode ter que devolver o dinheiro ou até mesmo indenizar o consumidor.
A loja deve garantir o funcionamento do produto seja ele novo ou de mostruário.
Desconfie dos valores muito abaixo dos praticados pelo mercado.

NAS COMPRAS ONLINE, IMPORTANTE O CONSUMIDOR SABER:
De acordo com a “Lei do E-commerce”:
O consumidor tem direito ao acesso às informações da empresa;
Direito ao a cesso as informações do produto;
Direito de ser atendido com agilidade e eficiência:
A Lei do E-commerce/SAC prevê esse atendimento eficaz no prazo máximo de 5(cinco) dias;

Direito a segurança no pagamento e a proteção de dados.

SEMPRE É BOM LEMBRAR:
Em caso de ser lesado em alguma compra, um preço não condizente com alguma promoção, por exemplo, faça sua reclamação junto ao fornecedor, não tendo sucesso, procure o PROCON da sua cidade, o qual vai notificar a empresa. Caso não resolva a questão, acione a Justiça.

Fique atento aos sites fraudulentos, disponíveis em plataformas como facebook e instagram, além de e-mail e mensagens.

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