Ao abismo

Disse Clarice Lispector que "o mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda! Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!". Leia a frase com a sensação possível do vento que move seus pensamentos enquanto anda de bicicleta descendo o morro. Venha comigo nesse passeio. Ao abismo amigos/as leitores/as.

Procure alterar coisas do seu cotidiano. Façam de outro jeito seus caminhos. Observe seus movimentos que são feitos no piloto automático e mude-os. Viva seus abismos. Seus limites. Seus extremos. Viva sempre com a sensação de incompletude para que seus pensamentos não fiquem velhos. Hiiii!!!! O cara que escreveu sobre tantos temas considerados sérios agora quer ensaiar também em assuntos de auto-ajuda? Nada disso. Quero ensaiar com os leitores um papo sério que tem conseqüências absurdas em se falando de vida saudável. Quer tentar?

Conforto está diretamente ligado ao sedentarismo. Algumas conseqüências foram exaustivamente abordadas pela área de saúde: perda de flexibilidade, além do comprometer o funcionamento de vários órgãos além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e enfarte do miocárdio. O papo é o mesmo só que abordado por outros olhares.

O corpo acostuma aos controles de TVs, sons, ar condicionado... Acostuma com a inércia e ausência de movimentos. A mente também acostuma com os facilitadores da vida: leitura? Nem pensar. Afinal, bons livros viram séries de TV, podemos encontrar uma síntese da literatura de qualidade na rede mundial de computadores ou ficamos estagnados sentados na poltrona vendo o besteirol dos diversos - e iguais - canais de TV.

Estamos à beira do abismo físico e cultural! Propaga-se a obesidade juvenil, índices de doenças crônicas resultantes da vida sedentária, mortes súbitas que ocorrem em virtude de nossa insistência em não mudarmos os hábitos. E sobre a estagnação educacional? Cultural? Criativa? Investigativa? Cada dia pensamos menos sobre tudo isso. Abismo !

Portanto, mexa-se física e mentalmente. A vida é curtinha e se você perder tempo sem razões saudáveis e inteligentes para aproveitá-la morreu sua criatividade, inventividade ou o humano que pulsa em você. De ouvidos para a mudança, para o movimento, para a sua energia. Seu corpo e mente morrem se você não mudar seus caminhos. Pulse!

Fica a dica:

Fica como dica um livro publicado em 1995 e já dava algumas dicas do que viria. Hoje vivemos o que o livro dizia ser o futuro. Exatamente por isso vale a leitura. A PUBLICIDADE É UM CADÁVER QUE NOS SORRI, de Oliviero Toscani.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube