
Operação CGU
Uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) para debelar um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS repercutiu na sessão de quarta-feira (23) da Assembleia Legislativa. Sargento Lima (PL) destacou a descoberta pela CGU e pela PF de um esquema ilegal de descontos não autorizados por aposentados e pensionistas que redundou em 211 mandados de busca e apreensão, mais de R$ 1 bi em bens apreendidos e seis mandados de prisão temporária. “O pensionista não autorizava, mas o desconto era feito”, informou Lima, que ironizou a origem do dinheiro desviado. “Empresas milionárias? Não, aposentados e pensionistas”.
Proibido inaugurar
A Câmara de Blumenau aprovou, na sessão desta terça-feira (22), um projeto de lei que proíbe que o poder público municipal realize inauguração de obra pública incompleta ou que não atenda aos fins a que se destina. A proposta, de autoria do vereador Diego Nasato (NOVO), ressalva que as obras públicas municipais que, embora não estejam concluídas totalmente, mas que possam ser usufruídas parcialmente pelos cidadãos, poderão ser utilizadas, sendo proibido qualquer ato solene ou cerimonial para a entrega. Se a moda pega, tem muito governante que iria passar quatro anos sem cortar uma única fita inaugural.
Morro dos Cavalos
Depois daquela tragédia, envolvendo mais de 20 veículos há duas semanas, os governos do estado e federal resolveram buscar, em conjunto, uma solução para o problema que se arrasta há quase duas décadas no Morro dos Cavalos. Nesta quarta-feira, dia 23, o governador Jorginho Mello apresentou em Brasília, ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto do contorno rodoviário no trecho da BR-101, na região do Morro dos Cavalos. A proposta, elaborada pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi recebida pelo ministério e será estudada tecnicamente. Caso seja confirmada como a melhor solução para a região, a obra do contorno poderá finalmente sair do papel, resolvendo um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina. É simples, basta sentar e conversar com o governo federal, coisa que Jorginho até então vinha se negando a fazer.
“A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, o que mostra que estamos avançando na busca de uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. O Governo de Santa Catarina está comprometido em resolver esse problema com responsabilidade e planejamento”, destacou o governador Jorginho Mello.
Censura por decisão
A juíza Joana Ribeiro, que tentou impedir uma menina de 11 anos, vítima de estupro, de realizar um aborto legal em 2022, em Santa Catarina, recebeu pena por censura pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com o voto do conselheiro Bandeira de Mello, relator, a magistrada atuou de maneira incompatível com o dever de imparcialidade e urbanidade no caso e desvirtuou a finalidade da audiência, “que se limitava à apreciação da necessidade de medida protetiva da menina, e terminou por submeter a menor e sua família a questionamentos que extrapolaram os limites da atuação judicial, caracterizando constrangimento indevido”.
A minha imagem

-
Papa Francisco, que nos deixou na última segunda (21) (Fotos: Vaticano News)
Fico com a imagem do Papa que abdicou do luxo e da riqueza da Igreja para se tornar simplesmente Francisco, que alertou para o avanço da pobreza no mundo e criticou as grandes potências por destruírem o planeta. O Papa que beijou pés em nome da paz, que sentiu o sofrimento dos povos da Amazônia e que se compadeceu das pessoas que buscavam em outros países uma vida melhor. O Papa que lamentou a crueldade e apostou na fraternuidade humana. O Papa que internamente olhou para as próprias feridas e abriu à sociedade a gravidade da pedofilia na Igreja que ele mesmo comandava. Um exemplo de homem de caráter a serviço de Deus.
-
Papa Francisco, que nos deixou na última segunda (21) (Vaticano News)
Deixe seu comentário