A senadora catarinense Ivete da Silveira (MDB), viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, pediu licença do cargo por quatro meses. A partir de 2 de agosto e até 30 novembro, a vaga será ocupada pelo segundo suplente, Beto Martins, já que Ivete é a primeira suplente, tendo ocupado a vaga em 2022, quando o governador Jorginho Mello renunciou ao cargo para assumir o governo de Santa Catarina. A chapa foi eleita em 2018 e o mandato vai até 2026.

Em comunicado à imprensa, a senadora afirmou que existe um compromisso de ceder espaço político aos suplentes depois que o titular, Jorginho Mello, assumiu o governo do estado. “Decidi pelo afastamento neste momento com o objetivo de colaborar com os integrantes do meu partido, o MDB, e seus aliados, nas disputas das eleições municipais em Santa Catarina. Conheço bem e confio bastante na capacidade de Beto Martins”, afirmou a senadora. Beto Martins, 54 anos, é empresário do setor de logística e exerceu o cargo de vereador até ser eleito prefeito de Imbituba em 2004, sendo reeleito em 2008. Atualmente, ocupa a Secretaria de Portos e Aeroportos, criada no atual governo.

Castração Química

Inspiradas pela legislação californiana acerca de crimes contra a liberdade sexual, a Bancada Feminina formada pelas vereadoras Franciele Back, Zilma Mônica Sansão (MDB) e Mara Lúcia Xavier (PP) protocolaram uma moção de apelo ao Poder Legislativo, em Brasília, para que se reveja um ponto do projeto de lei 3.127/2019 sobre a castração química voluntária de reincidentes em crimes sexuais. Segundo as vereadoras, a repetição desse tipo de crime indicaria uma predisposição natural, cultural e/ou psíquica, dificultando a reinserção do indivíduo em sociedade. O projeto de lei, de autor do senador Styvenson Valentim - já aprovado pelo Senado - estabelece que o tratamento químico hormonal se dê de forma voluntária e não obrigatória, o que, na visão delas, implicaria em grande risco para novas vítimas.

Que obra!

É simplesmente inacreditável as condições do piso asfáltico da BR-470, trecho já duplicado. Passo por lá todos os dias. É visível os defeitos e a má qualidade do material usado. Existem várias ondulações e buracos em alguns trechos. Essa semana, entrei em contato com o Dnit para informar, mais uma vez, que existe um desnível entre a pista e uma das pontes de passagem. Nesta quarta-feira, o problema já havia sido corrigido, com mais remendos. Não à toa, a Fiesc produziu um relatório apontado várias falhas na obra de engenharia.

Convenção ou não?

Falta só o Republicanos anunciar a data da convenção. Se o prazo para publicação do edital é dez dias antes, o partido tem só até essa sexta-feira (26), já que as convenções precisam ser realizadas até 5 de agosto. Oberdan Barni, pré-candidato a prefeito, me informa que o edital está sendo preparado.

Terra à vista

a
  • a (Fotos: a)

Terreno, localizado no começo da Rua Itajaí, comprado pela Prefeitura de Gaspar há dois anos junto à Furb pelo preço de R$ 14 milhões está recebendo aterro. Sinal de que algo poderá ser anunciado, em breve. Vamos aguardar notícias.